Como entrevistar um profissional de marketing digital em 2022

Como entrevistar um profissional de marketing digital em 2022
Como entrevistar um profissional de marketing digital em 2022

 Recentemente, passei 4-5 meses entrevistando candidatos para cargos de gerente de marketing e especialista em marketing digital. Entrevistei mais de 100 candidatos, revisei centenas de currículos e até saí procurando candidatos qualificados usando ferramentas como Dux-Soup para pesquisar no LinkedIn por profissionais de marketing de crescimento usando palavras-chave como “Anúncios do Facebook”, “CAC” ou “churn”.

Se você está no mesmo barco, achei que seria útil descrever como abordamos o processo de contratação na Ramp Ventures e na Web Profits e até mesmo fornecer as perguntas específicas da entrevista que gostamos de fazer.

Espero que você ache útil em seus próprios processos de contratação.

Nosso processo de entrevista

Em primeiro lugar, devo mencionar que não publico um emprego apenas quando percebo que tenho uma vaga. De acordo com a Glassdoor , o processo médio de entrevista nos EUA dura 23,8 dias, então você não pode esperar até que surja uma vaga para começar a caçar novos talentos com esses desafios de recrutamento .

Normalmente, estou tentando trabalhar pelo menos 4-6 meses à frente. Dessa forma, quando estou em conferências ou networking, posso começar a construir relacionamentos com pessoas interessantes bem antes de precisar preencher uma posição.

Na verdade, foi assim que encontramos uma de nossas contratações mais recentes. Nós dois estávamos em uma conferência na Europa e formamos uma conexão. Dei a ele um projeto de teste ali mesmo e acabei contratando-o. 

Nem sempre tenho essa sorte, mas a questão é que contratar não é algo em que só penso quando preciso desesperadamente de pessoas. Planeje com antecedência e fique de olho no quadro geral, e você nunca se verá lutando para preencher uma posição. Você sempre pode implementar um sistema de rastreamento de candidatos para ajudar em seus esforços de recrutamento e aquisição de talentos. Uma oferta para alguém só deve vir porque é a melhor opção possível, não porque você está com pressa e precisa de alguém para começar amanhã.

Quando meu processo chega à fase de entrevista, não costumo encontrar os candidatos pessoalmente, já que a maioria das minhas empresas é remota. Essas postagens sobre o que procurar ao contratar funcionários remotos e como contratar talentos remotos foram um recurso útil para mim. Então, em vez disso, criamos um processo que economiza o tempo de todos, mas ainda fornece todos os detalhes necessários para determinar se um candidato será adequado:

  • Começamos com uma entrevista por e-mail com 3-4 perguntas. Isso pré-qualifica os candidatos e elimina aqueles que não possuem as habilidades necessárias. Perdemos muitas pessoas nesta fase, pois as habilidades de marketing digital mudam e evoluem rapidamente. Não é um cenário único. Os profissionais de marketing digital e aqueles que desejam entrar no campo precisam manter e atualizar constantemente seus conhecimentos e habilidades para permanecer na vanguarda.  
  • Em seguida, avançamos os candidatos nos quais ainda estamos interessados ​​para uma entrevista por telefone de 15 a 20 minutos, na qual fazemos perguntas de alto nível e informamos mais sobre o cargo.
  • Em seguida, faremos uma entrevista em vídeo comigo e com meu parceiro de negócios, Alex. As perguntas que fazemos aqui – que descrevi abaixo – ficam muito mais difíceis e realmente nos dizem muito sobre os candidatos restantes.
  • Por fim, daremos às pessoas em quem ainda estamos interessados ​​um dever de casa que levará algumas horas para ser concluído. Ã‰ uma ótima maneira de separarmos as pessoas que sabem suas merdas das pessoas que estão cheias de merda.

Se um candidato passar pela tarefa de casa, faremos mais uma entrevista em vídeo muito mais casual e improvisada. Este não é tanto sobre conhecimento de marketing, já que já medimos isso completamente até este ponto. Em vez disso, queremos ver pelo que eles são apaixonados, o que os estressa e como eles se encaixam em nossa cultura. Isso é tão importante quanto se eles têm as habilidades para fazer o trabalho. Alguém que tem um excelente conhecimento não é o candidato certo se você não consegue se ver trabalhando com eles todos os dias.

As 18 perguntas da entrevista que fazemos

Eu entrevistei muitos profissionais de marketing digital ao longo dos anos. Eu rapidamente abandonei as perguntas padrão que não me dizem nada sobre um candidato – você nunca vai me ouvir perguntando sobre planos de cinco anos ou empregos dos sonhos. Em vez disso, criei uma lista de 18 perguntas que atendem a duas áreas principais:

  • Eles dão aos melhores candidatos a oportunidade de mostrar suas habilidades de marketing
  • Eles me dão a confiança de que definitivamente estou contratando a pessoa certa para o papel

Nem todo entrevistado recebe todas as 18 perguntas. Se tivermos alguns minutos de entrevista e percebermos que a pessoa com quem estamos falando não é a pessoa certa, vamos cortar muito mais rápido para economizar tempo de todos. Mas se estiver claro que um candidato é um pouco especial – alguém que pode agregar valor real ao meu negócio – estou genuinamente interessado em saber como ele responde às seguintes perguntas:

1. Como você explicaria o marketing de uma empresa de amostra? 

Antes da entrevista, vou pensar em alguns sites – lugares como Square, Salesforce ou Slack. Em seguida, pedirei ao candidato para detalhar a estratégia de marketing do site . O que estou procurando é o processo deles. Eu quero entender que tipo de perguntas eles estão fazendo e como eles estão pensando sobre isso. Certifique-se de examiná-lo você mesmo de antemão, também, e não descarte imediatamente algo que eles inventaram e que você não considerou... eles podem ter uma abordagem melhor do que você (e isso é uma coisa muito boa).

2. Como você acompanha o marketing digital?

Há muitos candidatos por aí que parecem bons no papel, mas na verdade são bastante datados em termos de experiência. Para eliminar essas pessoas, quero saber quais blogs eles estão lendo , quais sites estão visitando, a que conferências vão e assim por diante. Um candidato que não acompanha ativamente a indústria não é o candidato certo. Período.

3. Você já gerenciou anúncios sociais?

Esta é outra pergunta que elimina os dinossauros que não são mais relevantes. A publicidade social Ã© uma grande parte do marketing digital nos dias de hoje. Eu quero saber se eles fizeram isso, e se eles entendem. Os anúncios do Facebook são usados ​​por 72% dos profissionais de marketing, seguidos pelos anúncios do Instagram em 31% .

4. O que contribui para um ótimo conteúdo?

Deve ser imediatamente óbvio para qualquer um que queira trabalhar comigo que o conteúdo é uma grande parte do que faço. Eu não faço isso apenas por diversão. Os profissionais de marketing que fazem do blog uma alta prioridade têm 13 vezes mais chances de gerar ROI positivo de seus esforços – em outras palavras, se você estiver preparado para dedicar tempo, poderá obter ótimos resultados. Portanto, é de vital importância para mim que os candidatos entendam o valor do conteúdo . Tal como acontece com muitas dessas perguntas da entrevista , não tenho necessariamente uma resposta “certa” em mente. Eu só quero entender que o candidato também leva a sério o conteúdo e sabe do que está falando.

5. Qual é o seu boletim informativo por e-mail favorito? 

Eu sempre pergunto não apenas o que eles lêem, mas por que eles lêem. Isso me dá uma tonelada de insights sobre o que os faz funcionar. Alguns boletins de marketing bem escolhidos garantem que eles nunca perderão uma notícia ou tendência de última hora.  

6. Qual é o seu canal mais forte? 

Quando estou contratando para um cargo de marketing de alto nível , quero entender o que eles pensam sobre os diferentes canais, porque geralmente esses profissionais de marketing são em forma de T ou trabalharam em vários canais. Isso não apenas me diz o quão relevante é a experiência deles, mas também me ajuda a descobrir como eles se encaixam nos meus negócios. Seja em forma de T ou o mais recente em forma de I , trata-se de ter uma ampla gama de conhecimentos e pelo menos 1-2 áreas de especialização.

7. Qual foi sua campanha de marketing de maior sucesso e por quê? 

Eu uso esta pergunta para ter uma noção de como eles são incríveis. Eu não me importo que eles tenham aumentado os fãs de uma empresa no Facebook em 3.000%. Eu quero saber que eles aumentaram a receita. Quero ouvi-los usando a terminologia apropriada para o setor, como CAC ou LTV .

8. Qual foi sua campanha de marketing menos bem-sucedida?

Quando faço uma contratação, não procuro a perfeição. Afinal, eu não sou perfeito – ninguém é. Cometemos erros e voltamos mais fortes. Você pode aprender muito com um candidato perguntando a ele sobre uma campanha que fracassou completamente. Você não apenas tem a oportunidade de descobrir o que eles tiraram da experiência e o que eles fariam diferente da próxima vez, mas também descobre se eles estão preparados para serem responsáveis ​​por suas ações. Eles assumiram a responsabilidade pelos erros e seguiram em frente, ou tentaram transferir a culpa? 

9. Peça para eles preencherem um esboço de marketing em forma de T

Eu uso este modelo do Buffer e peço aos candidatos que preencham onde se encaixam e quão fortes são em diferentes áreas. Preciso saber onde estão seus pontos fortes e fracos para que eu possa a) ajudá-los a melhorar eb) garantir que estejam alinhados com o que nossas empresas precisam. Considere isso um plano de marketing moderno.

10. Como você muda a opinião de um cliente ou CEO se acha que eles estão errados? 

Sou um CEO e tenho opiniões fortes. Mas muitas vezes, estou errado. Nossos clientes também, e é por isso que preciso entender como os candidatos vão se comunicar com eles e conquistá-los para o nosso modo de pensar. Persuasão e influência são habilidades necessárias, assim como a capacidade de articular claramente ideias e opiniões.

11. Em quais modelos de negócios você tem experiência de trabalho? 

Qual é o seu modelo de negócio favorito? Se alguém já trabalhou em mais de um modelo de negócios, terá um favorito. Mas se eles dizem comércio eletrônico e estamos contratando para nossa empresa de SaaS, isso é uma espécie de bandeira vermelha. Não é um problema, mas eles têm que provar que são relevantes para mim. Do lado da agência, podemos ter uma gama mais ampla de experiências, mas mesmo assim, essa pergunta me ajuda a avaliar onde elas são fortes ou fracas e onde está seu verdadeiro interesse.

12. Você já trabalhou com vendas? Como? 

Nos dias de hoje, o marketing não é apenas marketing. Você precisa trabalhar com vendas, suporte, desenvolvimento de produtos e muito mais para realmente expandir um negócio. Ã‰ por isso que sempre procuro profissionais de marketing que tenham algum nível de experiência em vendas. Não é um requisito estrito, mas é importante para mim.

13. Quais plataformas você usa para acompanhar vendas, receita, tráfego, etc.? 

Eles estão usando o Google Analytics ? Kissmetrics ? Adobe Analytics ? Clique ? Como eles usam a plataforma escolhida é importante, mas as plataformas reais que eles escolhem também importam para mim, porque me mostra o quão datadas ou atuais elas são. Assim como as próprias habilidades de marketing, as ferramentas que usamos estão em constante estado de fluxo, com as antigas desaparecendo enquanto as novas ganham destaque.

14. Se você tivesse um orçamento de marketing de US$ 10 mil, como o gastaria para obter o maior ROI? 

Alguém que estou entrevistando para um cargo de nível inferior pode não ter uma ótima resposta para isso, mas ainda posso julgar seu processo de pensamento com base no que eles dizem. Mas em níveis mais altos, os candidatos devem ser capazes de detalhar o que fariam e continuar com o exercício enquanto faço perguntas esclarecedoras ou coloco desafios diferentes. Eu quero ver meu dinheiro não vai ser desperdiçado.

15. Imagine que eu não saiba nada sobre digital. Tenho um orçamento apertado. Como você vai gastar meu dinheiro?

Como todos sabemos, os profissionais de marketing nem sempre recebem grandes orçamentos de clientes com uma compreensão profunda do digital. Muitas vezes, temos que lutar por cada centavo e justificar cada decisão. Eu quero saber o que um candidato faria com um orçamento limitado – como eles vão entregar resultados? Eles colocariam todos os ovos na mesma cesta – aumentando potencialmente o risco de falha – ou adotariam uma abordagem multicanal e arriscariam se espalhar muito?

16. Com quais tendências digitais você está mais animado?

Não quero trabalhar apenas com alguém que vê o marketing digital como uma forma de colocar comida na mesa. Eu quero que eles sejam apaixonados por isso. Eu quero que eles fiquem genuinamente empolgados com as coisas novas e legais em que poderão trabalhar. Se eles estão ansiosos para aproveitar o poder dos chatbots, investir em publicidade hiper-direcionada ou mergulhar no SEO de última geração, eu quero saber sobre isso. E eu quero saber por que isso os excita.

17. Você só tem orçamento para uma ferramenta de marketing digital. Qual você escolhe e por quê?

As ferramentas de marketing digital tiram muito do trabalho braçal das tarefas de marketing digital que exigem muito trabalho. Espero que qualquer entrevistado para uma função de marketing digital tenha uma compreensão sólida de várias ferramentas – e seja capaz de escolher uma favorita se for pressionada. Além do mais, quero que justifiquem essa escolha. Eles são um grande defensor da Ahrefs? Não pode viver sem Buzzsumo ou Mailshake ? Esta é a sua chance de mostrar seus conhecimentos.

18. Quais líderes de pensamento digital você segue?

Em um tema semelhante, é importante que os candidatos estejam tomando medidas para ficar à frente da curva. Não quero apenas contratar alguém que faça o mesmo que todo mundo; Quero alguém que esteja preparado para correr riscos e tentar algo novo. Seguir os líderes do pensamento digital é uma das melhores maneiras de manter o dedo no pulso.

19. Qual foi a maior responsabilidade que você teve em uma função de marketing?

Quero saber quanta responsabilidade eles tiveram para entregar resultados. Seus clientes ou colegas anteriores confiaram a eles as rédeas? (Tudo bem se não, mas preciso ter uma ideia do nível de experiência deles).

Além disso, só porque alguém estava principalmente em uma posição de nível inferior, não significa que eles não estavam fazendo um ótimo trabalho. Quero ver como o candidato vê a importância de seu trabalho, independentemente de ser “sexy” ou não. O orgulho em seu trabalho geralmente se correlaciona positivamente com a ética do trabalho.

20. Para onde você vê o marketing digital nos próximos anos?

Esta é uma pergunta semelhante a algumas das outras, onde estou analisando como eles acompanham as tendências e habilidades. Alguém que está realmente imerso na indústria estará constantemente aprendendo com blogs, conferências, novas ferramentas, etc.

Eu não preciso deles para ser uma cartomante. Mas eu quero ver sua capacidade de integrar ideias diferentes e comercializar criativamente para o futuro. Eles têm algumas perspectivas únicas sobre SEO, social ou PPC? Ou eles só querem bater o ponto e sair.

21. Quais são os prós e contras do marketing pago versus orgânico?

Dentro do marketing digital, existem várias especialidades. Eu não espero que alguém seja um especialista em todos eles. Mas os profissionais de marketing digital devem ter uma perspectiva mais ampla e entender como diferentes estratégias funcionam juntas em um nível básico.

SEO e PPC são diferentes em sua execução. No entanto, eles se entrelaçam apoiando o objetivo geral de expandir um negócio. Então, quando alguém está trabalhando em uma campanha, deve ter isso em mente.

Por exemplo, um profissional de marketing de conteúdo pode não saber como criar um anúncio pago. Mas eles devem entender que todos os resultados de pesquisa do Google estão competindo com anúncios pagos. Como isso entra em jogo ao executar uma campanha?

22. Como você mede os resultados do seu trabalho?

O marketing digital nos permite acompanhar nossos resultados em um nível muito granular. E quero contratar profissionais de marketing que saibam como vincular seu trabalho a um ROI real. Se eles não têm experiência em usar algum tipo de análise ou rastreamento, isso é um mau sinal.

Marketing não é um palpite cego. Queremos usar dados para informar decisões futuras. Dessa forma, as taxas de conversão e o ROI geral aumentam. Estou procurando uma explicação que demonstre sua compreensão de como seu papel contribui para o resultado final.

23. Você já gerenciou ou supervisionou outras pessoas antes?

Você precisa trabalhar com outras pessoas para alcançar resultados de marketing poderosos. Ninguém pode fazer tudo sozinho. Nem todo profissional de marketing digital precisa gerenciar outros, mas muitos eventualmente o farão.

Se estou procurando trazer alguém, geralmente quero ver seu potencial para gerenciar projetos e outras pessoas - designers, escritores, analistas e muito mais. Como eles comunicam os objetivos dos projetos e mantêm tudo nos trilhos?

Isso também é um sinal de que eles têm uma compreensão complexa desse processo de marketing. Se você não souber como tudo funciona em conjunto, não poderá delegar e dimensionar esse processo.

24. Quais são algumas maneiras de determinar o valor de um lead para um negócio?

O marketing visa atrair leads para o funil de vendas. E parte do trabalho de um profissional de marketing é garantir que os leads estejam prontos para avançar para cada etapa com páginas, anúncios e conteúdo específicos.

Não estou procurando uma resposta vaga e inacionável como “um lead é valioso quando a jornada do cliente está alinhada com a missão da empresa”. 

O que eu quero ouvir do candidato nesta pergunta é uma métrica específica que qualificaria um lead. Por exemplo, um lead que se inscreve na sua lista de e-mail é mais qualificado do que alguém que estava apenas navegando em uma postagem de blog.

Um lead que compra um produto de viagem por US$ 7 é mais qualificado do que um cliente que não compra.

25. Que tipo de ambiente de trabalho você prefere?

Minha equipe trabalha remotamente. Ter uma equipe totalmente distribuída tem suas vantagens, mas não é a melhor opção para todos.

Por exemplo, ter a capacidade de criar sua própria agenda diária é uma grande vantagem para alguém motivado e organizado. Mas outros podem prosperar em um escritório, com a socialização e supervisão que vem com isso.

Eu quero auto-iniciantes. Não quero segurar a mão de ninguém. Se alguém não pode ser responsável por atender às suas próprias necessidades em termos de disciplina, socialização e ética de trabalho, não é uma boa opção - fim da história.

Mais uma vez, quero profissionais de marketing digital que sejam estudantes do jogo. Há uma tonelada de siglas e estratégias usadas pelos profissionais de marketing. Ã‰ impossível conhecer todos eles.

No entanto, existem alguns termos e conceitos básicos com os quais qualquer profissional de marketing digital que passou algumas horas pesquisando deve estar familiarizado. 

26. O que é AIDA?

Um deles é o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação). E é a explicação mais básica da jornada do cliente/funil de vendas.

Alguém que queira trabalhar comigo precisa entender cada uma dessas quatro etapas em um nível básico e como elas trabalham juntas para mover um cliente potencial pelo funil.

27. Escreva um anúncio para um produto de amostra

Nem todo profissional de marketing criará anúncios. No entanto, esta pergunta é um pouco uma extensão da pergunta anterior da AIDA.

Se eu pedir a alguém para escrever um anúncio no Facebook com um título, uma descrição e uma cópia do corpo, o que eles vão pensar?

O que eu realmente espero ouvir é uma pergunta do candidato primeiro, antes de começar o anúncio. Quero ver o processo deles para determinar a mensagem certa com base no produto, no mercado e na conscientização do cliente em potencial.

28. Conte-me sobre um desentendimento que você teve com um colega de trabalho e como você o resolveu.

Não gosto de drama desnecessário. Então, a primeira coisa que essa pergunta faz é eliminar fofoqueiros e “viciados em drama”.

Se os olhos do candidato brilharem quando eu fizer essa pergunta, como se fosse a coisa mais emocionante do mundo, isso é um problema.

O que estou procurando é uma resposta que explique um desacordo sobre o processo ou a estratégia e como essa pessoa o resolveu com o membro da equipe.

São pensadores críticos? Eles são profissionais sem serem pesados? Eles estão focados em resultados e soluções em vez de drama e problemas? A resposta precisa ser sim para tudo isso, ou não quero essa pessoa na minha equipe.

A tarefa de casa

Como mencionei acima, darei aos candidatos que passarem por esse processo uma tarefa de casa para concluir. Muitas pessoas podem passar por BS durante a parte da entrevista do processo de contratação. Meu objetivo com a tarefa é dar a eles algo que eles não podem simplesmente inventar ao longo do caminho.

Isso pode significar pedir-lhes para:

  • Quebre a estratégia de marketing de outra empresa
  • Pesquisa completa do cliente
  • Descubra como os concorrentes de uma empresa se classificam e o que eles estão fazendo com o marketing
  • Planeje uma campanha de anúncios no Facebook, Instagram ou LinkedIn

Todas essas tarefas levam no máximo algumas horas para serem concluídas, mas são o teste final para revelarmos as pessoas que realmente sabem o que estão fazendo versus aquelas que apenas falam um grande jogo.

Cada cargo que temos que preencher parece um pouco diferente, então nosso processo muda entre esses estágios para garantir que estamos atraindo e avaliando os candidatos certos. Mas, ao ter um processo como esse, podemos economizar tempo sem comprometer a qualidade das pessoas que contratamos no final. A consistência em nosso processo garante que sempre teremos o melhor ajuste.

E isso é uma vitória para nós e para eles.

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