O melhor guia para marketing de conversação (+ exemplos)


 

O melhor guia para marketing de conversação (+ exemplos)
O melhor guia para marketing de conversação (+ exemplos)


O marketing de conversação tornou-se uma palavra da moda relativamente nova. E pode ser uma estratégia realmente poderosa quando usada corretamente.

Mas o que isso significa e por que isso importa tanto? Não se preocupe, vou responder tudo isso neste post do blog. E vou abordar alguns ótimos exemplos de como o marketing de conversação está sendo usado para expandir as empresas.

Vamos começar com a definição de marketing conversacional:

O que é Marketing Conversacional?

O marketing de conversação é uma abordagem personalizada para atender seus clientes online. Ele usa uma série de perguntas para mover os visitantes pelo seu funil de vendas ou marketing – emulando uma conversa real.

Um processo de marketing conversacional normalmente usa uma ferramenta automatizada como chatbots, chat ao vivo ou mensagens de texto SMS. Vamos explorar cada uma dessas abordagens:

Chatbots

Os chatbots são simplesmente programas de software que usam IA e processamento de linguagem natural para fornecer perguntas e respostas relevantes durante uma conversa automatizada. Esses chatbots usam lógica condicional, que felizmente você pode criar internamente.

Bate-papo ao vivo

O Live Chat é um software que você pode integrar ao site da sua empresa. Ele permite que representantes de vendas ou serviços conversem com os visitantes em tempo real. 

SMS

O marketing de conversação por meio de mensagens de texto é o mesmo de outras plataformas. A única diferença é o meio através do qual é entregue. Com isso dito, o marketing de conversação pode ocorrer por meio de outros métodos, como:

  • E-mail
  • Páginas de destino
  • Mídia social
  • Formulários

E mais…

Os benefícios do marketing de conversação

Vamos dar uma olhada em alguns dos principais benefícios do marketing conversacional:

Recurso amigável

O marketing de conversação ajuda você a entregar seus produtos e serviços sem falar diretamente com os clientes. Isso significa que você não precisa pagar tantos representantes de suporte ao cliente, ou nenhum, para aumentar a receita.

Ofereça uma experiência melhor

Em última análise, vivemos em uma época em que a experiência do cliente é vital. As pessoas estão dispostas a fazer negócios com empresas que fornecem serviços mais fáceis e rápidos.

O marketing de conversação ajuda a criar experiências personalizadas que orientam o cliente para a solução ou informação exata que ele estava procurando, com menos problemas.

Dessa forma, você obtém as informações exatas de que precisa dos visitantes do seu site. E isso acontece ao mesmo tempo em que eles se envolvem com o seu negócio.

Melhor construção de relacionamento

Você pode criar relacionamentos significativos com seu mercado-alvo por meio de estratégias de marketing de conversação. Você pode fazer ótimas perguntas para entender seus desejos, necessidades e problemas mais profundos. Isso também leva a uma melhor qualificação de leads.

Conversões mais altas

Envolva os visitantes imediatamente, garantindo que eles dêem o próximo passo em seu funil de vendas. A capacidade de fazer perguntas diretas significa que você pode apresentar aos visitantes a página de destino, o artigo, a lista de e-mail ou o produto certo para promover sua jornada de compra.

Como você pode ver, existem algumas grandes vantagens em usar o marketing de conversação em seu negócio. Mas, há algumas coisas a ter em mente:

Práticas recomendadas para marketing de conversação

Então você sabe que deseja explorar o marketing de conversação para sua marca graças à automação, economia de tempo e natureza econômica, entre outros. Primeiro, lembre-se destas práticas recomendadas:

Implemente nos pontos certos

É melhor introduzir o marketing de conversação onde ele terá mais efeito em seus negócios. Por exemplo, colocar um chatbot no topo do seu funil tocará muito mais visitantes do que na parte inferior do funil.

Não abandone outros esforços de marketing

Você não deve apenas substituir seus outros canais ou agentes de inbound marketing ainda. Na verdade, você pode continuar operando os negócios normalmente até ver diferenças significativas no ROI com o marketing de conversação em relação à sua abordagem tradicional.

Mantenha sua jornada de compra em mente

Mapeie o processo que você deseja que os clientes sigam, passo a passo. Então, você pode essencialmente traduzir essas etapas em scripts e perguntas que os guiam por esse caminho com mais eficiência.

Mantenha simples

Existem várias maneiras de programar suas ferramentas de marketing de conversação para ajudar os clientes. Mas, em última análise, comece com o básico. Evite confusão para si mesmo e para seus clientes potenciais.

Teste, teste, teste

Entenda que nenhuma estratégia de marketing tem 100% de sucesso na primeira tentativa. Configurar o marketing de conversação em sua empresa é um processo, não um evento de loteria único.

Acompanhamento

Só porque agora você pode usar robôs para responder a perguntas básicas e substituir algumas informações humanas, não significa que você não precise de representantes reais. Em algum momento, se o cliente comprou ou não o seu produto, você precisa de pessoas reais entrando em contato com ele.

Exemplos de Marketing Conversacional

1. Guerreiro Barista

Esta marca de comércio eletrônico vende produtos de café. A marca foi construída com o marketing conversacional em mente desde o início.

Sua arma secreta? — Segmentação. Eles só usam o marketing de conversação para pessoas com probabilidade de conversão.

Usando um aplicativo chamado Dovetale, eles identificam clientes altamente engajados e oferecem descontos especiais. Com a automação fazendo o trabalho pesado antecipadamente, eles podem empregar recursos para conversas em tempo real no back-end.

2. Colchão Nola

Esta empresa de colchões teve um problema com visitantes saindo e não comprando. Depois de pesquisar o problema, eles perceberam que as perspectivas eram apresentadas com muitas opções, resultando em confusão.

Eles lançaram uma opção de marketing por chat ao vivo, que permitiu que os representantes de vendas ajudassem os clientes em potencial a tomar melhores decisões. O resultado? Um aumento de 27% em suas vendas.

3. Coma Primeiro

A equipe do evento e a marca de serviço de alimentação corporativa tinham muitas perguntas para lidar com sua equipe humana.

Eles implementaram um chatbot para marketing conversacional, conectando-o ao seu CRM. Ao extrair dados do Salesforce, eles conseguiram envolver os clientes em escala enquanto personalizavam a experiência, tudo de maneira automatizada.

4. Néctar

A empresa de software de RH utilizou uma mistura de bate-papo ao vivo e IA para alcançar o marketing de conversação. Eles queriam um toque pessoal e humano, mas precisavam automatizar a maior parte da conversa para filtrar as perguntas para a pessoa certa.

Essa abordagem híbrida permitiu que a empresa alcançasse seus clientes instantaneamente para uma melhor experiência em termos de velocidade, enquanto ainda personalizava suas recomendações de representantes ao vivo.

5. PENDURAR TN

Este varejista de roupas esportivas decidiu evitar chatbots. Em vez disso, eles usam o Google Voice e seu recurso de mensagens de texto para se comunicar com os clientes na voz da marca.

A empresa conseguiu aumentar as taxas de conversão de conversas de texto em 26%, sem nenhuma ferramenta sofisticada. Isso mostra que o marketing de conversação é uma estratégia que não depende de nenhum software específico.

Como implementar uma estratégia de marketing conversacional

Agora que você viu exemplos reais de marketing conversacional, é hora de criar sua própria estratégia. Siga estas etapas para começar a personalizar sua jornada de compra do cliente com ferramentas de conversação:

1. Mapeie as etapas da conversa

O primeiro passo para implementar seu marketing de conversação é entender as diferentes etapas do processo. Em ordem de prioridade, são eles:

Envolver

Você precisa conscientizar o cliente sobre a capacidade de ter a conversa em primeiro lugar. E você precisa iniciar a conversa de uma forma que incentive o engajamento.

Por exemplo, ter um pop-up que diz “Bem-vindo ao ABC, como podemos ajudar?” É um ótimo começo, pois cria engajamento visual e os atrai para a conversa.

Compreendo

Faça perguntas com base nas respostas que você recebe no início. Você está contando com automação e velocidade, então você precisa identificar o que o cliente quer imediatamente.

Por exemplo, se alguém digitar “que tipo de pacotes de serviços você tem”, seu chatbot precisa reconhecer a parte “pacotes de serviços” de sua consulta e direcioná-los para a página ou pessoa apropriada.

Recomendar

A ideia do marketing de conversação é dar aos seus clientes o que eles querem. Portanto, forneça a eles opções direcionadas, mas dê a eles mais de uma. Por exemplo, alguém procurando por “preços” deve conseguir ver seus pacotes mais populares e os custos exatos.

Usar esse modelo simples ajudará você a criar os scripts certos, automatizados ou ao vivo, para orientar os clientes desde o momento em que acessam seu site até a compra de você.

2. Vincule suas etapas de marketing de conversação à jornada do comprador

Agora que você conhece seu roteiro para vários estágios do processo de engajamento, é hora de analisar a jornada do comprador.

Em que estágio você deve introduzir o marketing de conversação? Você quer que todos os visitantes sejam engajados? Ou você deseja economizar seus recursos de representantes humanos em tempo real para pessoas altamente qualificadas?

3. Selecione suas ferramentas

Com o conhecimento de qual etapa do funil de vendas você vai começar a conversar com os clientes, selecione suas ferramentas.

Por exemplo, e-mail ou texto podem ser melhores se você quiser alcançar os clientes atuais. No entanto, a mídia social ou o bate-papo ao vivo podem ser ideais para criar um envolvimento mais detalhado com pessoas que não estão tão familiarizadas com nossa marca.

4. Acompanhamento e Ajuste

Um dos grandes aspectos do marketing conversacional é que ele pode ser alcançado com ferramentas puramente digitais. Não importa qual plataforma você usa, você pode analisar suas conversas e identificar oportunidades para melhorar.

Por exemplo, você obtém mais conversões fornecendo aos clientes preços transparentes em seu site por meio de um link no chatbot? Ou é melhor filtrar as perguntas de preços para os representantes de vendas ao vivo? Só o tempo, mais os dados, lhe dirão a resposta.

Empacotando

Tem havido muita conversa sobre marketing de conversação nos últimos anos. Isso porque, mais do que nunca, existem ferramentas disponíveis para torná-lo realidade.

As empresas que introduzem ferramentas de marketing de conversação em sua estratégia geral podem obter uma enorme vantagem em seu setor. Essas ferramentas podem mudar com o tempo, mas o conceito de fornecer perguntas e respostas em tempo real aos clientes nunca sairá de moda.

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