Como identificar e remover links ruins

 

Como identificar e remover links ruins
Como identificar e remover links ruins

Não há como argumentar com o fato de que foram dois meses difíceis para webmasters e SEOs. Além de ser atacado por várias  atualizações e atualizações do Panda  e  do Penguin  , o Google vem investindo recursos significativos para intensificar seu monitoramento e penalização de estratégias de construção de links de baixo valor.

Mesmo que seu site não tenha recebido um número sem precedentes de avisos de links não naturais emitidos recentemente pelo gigante das buscas, vale a pena dedicar algum tempo para avaliar o perfil de backlinks do seu site e remover links de baixo valor neste momento. Dado o recente impulso que vimos recentemente do Google e de outros mecanismos de busca para eliminar o spam da web de seus resultados de pesquisa naturais, não há razão para acreditar que essas são as únicas penalidades orientadas a links que veremos.

Passo #1 – Analise seu perfil de backlinks

Em geral, existem dois cenários diferentes que devem levar a uma avaliação mais aprofundada do seu perfil de backlinks com a intenção de identificar e remover links de penalidade:

  • Você recebeu um aviso do Google em sua conta das Ferramentas do Google para webmasters indicando que práticas não naturais de criação de links foram detectadas em seu site ou
  • Você está preocupado que as práticas de criação de links de baixo valor em que você se envolveu no passado possam deixar seu site vulnerável a futuras alterações no algoritmo do Google.

Em ambos os casos, você precisará começar com uma ferramenta que permita descobrir e exportar uma lista de todos os backlinks diferentes apontando para seu site. Minhas ferramentas favoritas para esse fim incluem  Majestic SEO ,  Open Site Explorer, Linkody e Ahrefs  – e embora existam taxas associadas ao uso de cada um desses programas, acredito que seja um dinheiro bem gasto em termos de proteção do desempenho de pesquisa natural futuro do seu site.

Depois de configurar uma conta com o provedor de dados de sua escolha, dê uma olhada nas seguintes variáveis ​​associadas aos links em seu perfil de backlinks:

  • Os sites que apontam para você são sites legítimos ou parecem ter sido criados para SEO?   Links criados em sites que parecem não ter valor além de fornecer um local para os criadores de links deixarem seus textos de referência devem ser alvos óbvios para remoção quando se trata de melhorar a qualidade do seu perfil de backlinks.
  • Sua distribuição de texto âncora se concentra muito nas palavras-chave de SEO?   Como os mecanismos de busca valorizam os links naturais, os padrões de textos âncora bem distribuídos e orientados por palavras-chave podem ser especialmente suscetíveis a penalidades por links.
  • Onde na página de cada site de referência estão localizados seus links?   Os links no conteúdo representam o padrão ouro de construção de links de SEO nos dias de hoje, pois são percebidos pelos mecanismos de pesquisa para representar os votos editoriais dos proprietários do site. Links de todo o site ou links de rodapé, por outro lado, residem em locais de site considerados os mais vulneráveis ​​à manipulação de SEO.

Para realizar essa análise, você descobrirá que é mais fácil exportar seus dados de perfil de backlinks para uma planilha, onde você pode observar quais links são mais propensos a parecer suspeitos aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Passo #2 – Determine quais links de penalidade devem ser removidos

Neste ponto, você deve ter uma lista de links de baixo valor que podem levar seu site a ser penalizado pelo Google e outros mecanismos de busca.

No entanto, antes de sair correndo e começar a entrar em contato com todos os webmasters que hospedam um de seus links de penalidade, você deve seguir algumas etapas para garantir que não está desperdiçando seu esforço em links que não causarão nenhum efeito negativo . Confira o WooCommerce Hosting para obter assistência sobre isso.

Especificamente, você desejará encontrar as seguintes informações sobre cada link de baixo valor antes de iniciar o processo de remoção:

  • O link ainda está ativo na página de referência?   As coisas mudam o tempo todo no mundo do SEO, então é possível que o link em questão não esteja mais ativo. Aproveite o tempo para abrir a página listada pelo seu programa de geração de dados de perfil de backlink e veja se você consegue encontrar o link, seja na página ou em seu código-fonte. Se você não consegue encontrar o link, os motores de busca também não conseguem.
  • O link tem o atributo “rel=nofollow” adicionado a ele?   Nesse caso, você não precisa se preocupar com a remoção do link, pois os mecanismos de pesquisa não contam o PageRank passado pelo link de qualquer maneira.
  • A página tem uma tag “nofollow” de meta robôs em sua seção principal?  Mesmo que os links individuais não estejam marcados com os atributos apropriados, você pode descobrir que os proprietários do site instruíram os spiders do mecanismo de pesquisa a ignorar os links em uma página inteira da perspectiva de transmitir o PageRank.

Se os links de baixo valor que você identificou na Etapa 1 atendem aos critérios acima, você pode ignorá-los com segurança por enquanto. No entanto, se sua análise revelar links que falham tanto nos padrões de qualidade descritos na Etapa 1 quanto nas diretrizes de tratamento do mecanismo de pesquisa listadas acima na Etapa 2, você deve tomar medidas para alterá-los ou removê-los.

Passo #3 РEntre em contato com webmasters de hospedagem de links ou parceiros de constrṳ̣o de links

Agora que você sabe quais links de entrada podem estar contribuindo para penalidades atuais ou futuras relacionadas a links, convém tomar medidas para minimizar a presença deles em seu perfil de backlinks. Tenha em mente que você tem várias opções diferentes aqui:

  • Você pode pedir ao webmaster para remover o link completamente
  • Você pode pedir que o webmaster altere o texto âncora do link para uma frase-chave de marca ou algo natural como “Clique aqui”
  • Você pode pedir que o webmaster adicione a tag “nofollow” apropriada ao seu backlink

Para entrar em contato com os webmasters que hospedam seus links de possíveis penalidades, use o formulário de contato encontrado no site do referenciador ou use o serviço de busca de e-mail Voila Norberts para encontrar o endereço de e-mail associado à conta de hospedagem do site. Como alternativa, se você usou um serviço para criar links que agora acredita serem de baixa qualidade, entre em contato diretamente com o serviço ou contratado em questão para tratar da remoção ou modificação de seus links.

Ao  entrar em contato com webmasters  ou serviços de criação de links, é melhor ser franco sobre suas circunstâncias. A maioria das pessoas que tentam realizar campanhas de remoção de links obteve os melhores resultados ao declarar diretamente que são webmasters que desejam remover ou proteger contra penalidades do Google antes de especificar a ação que gostariam de ocorrer.

No entanto, esteja ciente de que a remoção de links não é um processo fácil. Nem todos os webmasters responderão à sua solicitação de remoção, enquanto menos ainda realizarão a ação solicitada. Em alguns casos, os webmasters podem exigir pagamento para remover seus links (embora seja você quem decide se deseja seguir esse caminho). Como resultado, você pode achar que é uma opção viável simplesmente descartar um site já penalizado para começar do zero com melhores técnicas de construção de links.

Seja qual for o caso, a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo durante o processo de solicitação de remoção é documentar cuidadosamente cada movimento que você fizer. Se você entrar em contato com um webmaster, anote em sua planilha como e quando o contato ocorreu. Mesmo que você não consiga remover completamente seus links de baixa qualidade, a documentação compilada durante o processo pode ser suficiente para que suas penalidades sejam suspensas se você decidir entrar com um  pedido de reconsideração  junto ao Google.

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