SEOs: 13 maneiras de lançar sua marca pessoal online

 

SEOs: 13 maneiras de lançar sua marca pessoal online
SEOs: 13 maneiras de lançar sua marca pessoal online

Se você é um SEO, provavelmente adora marketing. Você provavelmente adora pensar em uma empresa e seu site e como posicioná-los na web usando todas as táticas em sua caixa de ferramentas de inbound marketing.

Mas você já pensou em como se promover? Você já parou para pensar no que te diferencia da concorrência? Você já pensou em qual distinção você pode oferecer aos clientes que seus concorrentes não podem? Essa maneira de pensar no mercado é conhecida como branding – e se aplica a você pessoalmente.

O que exatamente é uma marca? Uma marca é uma promessa de uma experiência particular . É o que você pessoalmente tem a oferecer às pessoas que ninguém mais pode oferecer. E provavelmente não preciso dizer o quanto isso é importante para ter sucesso nesse mercado competitivo, onde as alternativas estão a apenas um clique de distância.

Então, vamos dar uma olhada em treze passos que você pode tomar para ajudá-lo a construir sua marca pessoal de SEO.

Passo 1: Seja único

Quando os clientes em potencial encontrarem você pela primeira vez, eles perguntarão: “O que esse SEO pode fazer por mim que outro SEO não pode?” Não basta dizer que você vai entregar o melhor atendimento ao cliente ou superar suas expectativas. Qualquer um pode dizer isso. Você também não pode dizer: “Sou o melhor SEO da Califórnia”. Isso pode ser verdade, mas por que é verdade? Você precisa torná-lo concreto e único: “Sou o melhor SEO da Califórnia porque ajudo sites a aumentar o tráfego com uma combinação de técnicas de SEO, mídia social e otimização da taxa de conversão”.

Passo 2: Pregue seu gancho visual

Um gancho visual é algo que fará as pessoas pensarem em você quando virem esse gancho. Este pode ser o seu logotipo ou pode ser um truque como o Addidas amarelo de Rand Fishkin ou o terno e gravata de Dan Schwabel . Pense neste gancho como uma extensão pessoal. Deve dizer algo sobre sua personalidade.

Passo 3: Seja autêntico

Ouça, não tente ser alguém que você não é. Fale sobre as coisas que você ama e gosta. Compartilhe seus pensamentos e opiniões sobre tópicos que o tornam apaixonado. As pessoas verão esse entusiasmo e serão atraídas por ele, mesmo que não gostem do assunto! Will Reynolds da SEER é um desses caras apaixonados que você sabe que é totalmente autêntico.

Passo 4: Envolva pessoas que pensam como você

Não perca seu tempo tentando se envolver e conversar com pessoas que não pensam como você. Descobri que isso é um grande desperdício de tempo e energia emocional. Em vez disso, siga e se envolva com pessoas que amam as mesmas coisas que você ama. Passar tempo com essas pessoas online ou offline irá alimentar você – construindo ainda mais sua marca pessoal. Use ferramentas como Klout e WeFollow para ajudá-lo a encontrar essas pessoas.

Passo 5: Seja honesto

O marketing fica com má reputação quando as empresas prometem demais e entregam menos. Se você não pode viver de acordo com seu hype, então não vá por esse caminho. Não importa em que situação você esteja, sempre promete e entrega mais .

Etapa 6: criar atributos de marca

Os profissionais de branding costumam falar sobre como uma marca fará o cliente se sentir. Esta é a parte mais importante da sua experiência de branding. É o que seus clientes mais se lembrarão de você, por isso é importante fazer isso direito. Os fãs dos produtos da Apple se sentem em um clube exclusivo. Os fãs de sapatos Vans se sentem legais e contra-cultura. Como seus clientes se sentem quando trabalham com você? Eles se sentem mais inteligentes? Mais famoso? Mais efetivo?

Passo 7: Defina seu apelo emocional

Quem é você pessoalmente? Você é engraçado? Carinhoso? Trabalha duro? Criativo? Isso afetará a experiência que um cliente terá com você, então você precisa pensar em como as pessoas se beneficiarão ao trabalhar com você – e então você precisa apontar isso claramente ao construir sua marca. As pessoas são mais propensas a gastar tempo com um barril cheio de gatinhos do que com um cara de SEO perfeitamente otimizado.

Passo 8: Descreva-se

Você tem um setor específico em que se concentra? Uma empresa de determinado porte? Talvez você tenha refinado suas habilidades para ajudar as empresas a serem bem-sucedidas. Ou talvez você tenha uma solução personalizada para ajudar as startups. Como você descreveria seu trabalho? Quem é seu público alvo? A resposta a essas perguntas ajudará você a tornar sua marca pessoal distinta.

Passo 9: Fale sobre os resultados

A marca pessoal tem tudo a ver com autopromoção. Isso pode deixar algumas pessoas desconfortáveis. Eles não gostam de falar ou chamar a atenção para si mesmos. Se isso descreve você, deixe-me dizer-lhe como lidar com isso. Em vez de falar sobre você, fale sobre seus resultados. Você ajudou uma startup a obter 30% mais tráfego em apenas dois meses? Talvez você tenha dado vida a um site que mergulhou após a atualização do Panda . Nesses casos, você está falando sobre o que realizou, e não sobre você mesmo. Em outras palavras, você está se gabando de como ajudou seus clientes a terem sucesso.

Passo 10: Seja um especialista

Você sabia que pode criar uma marca pessoal mesmo que não trabalhe para uma empresa de SEO? Eu recomendo construir sua marca para que você não seja apenas conhecido dentro de sua empresa, mas também fora dela. Construa sua presença no LinkedIn , Google+ e Twitter e envolva-se com líderes influentes do setor. Também é uma ótima ideia se inscrever para palestras e palestras em conferências. Estas conferências e eventos estão em todo o lado e estão sempre à procura de pessoas. E não se esqueça do guest post. Escreva conteúdo para sites como Search Engine Land e Search Engine Journal para ajudar a torná-lo mais visível.

Passo 11: Construa uma rede

Uma das melhores estratégias de longo prazo para construir uma marca pessoal de sucesso é construir uma rede sólida... e uma rede sólida é construída em relacionamentos estratégicos. Muitos desses relacionamentos começarão na web social, blogs ou conferências que você participa. Normalmente, esse nível de sua rede é grande, mas superficial. Então, a partir daí, você precisa começar a promover relacionamentos individuais, oferecendo-se para ajudá-los, dando-lhes conselhos e recursos gratuitos e até sugerindo parcerias.

Passo 12: Desenvolva-se

Sua marca pessoal é tão boa quanto sua última conquista, então você deve se esforçar para melhorar continuamente. Nunca fique estagnado. Além de se manter atualizado com as últimas tendências e ferramentas, você também pode se voluntariar para liderar grandes projetos nos quais é apresentado a novos colegas de equipe ou clientes ou desafios de SEO. Isso amplia sua rede, mas também seu conhecimento.

Passo 13: Seja inteligente

Construir sua marca pessoal pode ser viciante, especialmente quando você começa a ver os resultados… e quando esse dia chegar, você deve evitar a tentação de se espalhar demais, assumindo mais do que pode suportar. Sendo um empreendedor, aprendi algumas lições pessoais sobre como ser equilibrado entre trabalho e vida – e NÃO morder mais do que posso mastigar. Como o CEO da 37Signals , Jason Fried, disse : “Sou fã de crescer devagar, com cuidado, metodicamente, de não ficar grande apenas por ficar grande”. Agora que é um grande conselho vindo de um CEO de uma grande empresa!

Conclusão

Construir uma marca pessoal de sucesso requer criatividade e coragem. Criatividade para descobrir quem você é e como você se destaca em relação a outros SEOs. E é preciso coragem para sair da sua zona de conforto para conhecer novas pessoas, enfrentar novos projetos e se promover.

Tenha em mente que isso não precisa ser demorado. Sua marca pessoal é realmente apenas uma extensão de quem você é. Deve ser natural e autêntico. Trata-se apenas de você ser você com os clientes, oferecendo uma experiência de marca registrada que só você pode oferecer!

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