Intenção de pesquisa para palavras-chave: o que os profissionais de marketing de conteúdo precisam saber

Intenção de pesquisa para palavras-chave: o que os profissionais de marketing de conteúdo precisam saber
Intenção de pesquisa para palavras-chave: o que os profissionais de marketing de conteúdo precisam saber

 Palavras-chave são fundamentais.

Uma afirmação óbvia, mas às vezes esquecemos o quão importante eles são para nossos esforços de SEO e para gerar um fluxo constante de tráfego orgânico para nosso site ou blog.

A otimização do mecanismo de pesquisa nos ajuda a aparecer mais alto nas SERPs para uma determinada consulta. isso também é importante:

Em suma, mecanismos de pesquisa como Google e Bing direcionam a maior parte do tráfego para o seu site, então você precisa tomar medidas ativas para ter uma classificação mais alta e melhor com eles.

Como? Embora a fórmula exata de classificação usada pelo Google ainda seja um mistério, sabemos que o conteúdo e os links estão no topo ou perto dele .

Aqui está, em poucas palavras:

  1. Crie conteúdo valioso e de alta qualidade, otimizado por palavras-chave para mecanismos de pesquisa
  2. Quanto melhor o conteúdo e a otimização, mais alto você será classificado
  3. Isso leva a cliques (ou seja, tráfego), o que demonstra aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo responde à pergunta de um pesquisador ou atende à necessidade dele
  4. Como resultado, sua classificação melhora, gerando mais tráfego e atenção ao seu conteúdo, o que produz mais engajamento e backlinks, o que melhora ainda mais sua classificação

Começando a ver como tudo isso está interligado?

As palavras- chave representam o que é seu conteúdo em seu nível mais fundamental, as ideias e assuntos de seus artigos, postagens de blog, infográficos, vídeos, podcasts, gráficos, páginas de destino, gráficos e tudo mais que você cria e compartilha.

Em termos de SEO, suas palavras-chave devem ser as palavras e frases – ou consultas de pesquisa – que as pessoas inserem no Google e no Bing ao procurar algo. Você quer que o seu reflita o que as pessoas estão realmente procurando para que os mecanismos possam conectá-lo a elas quando mais precisarem de você.

Se suas palavras-chave e otimização de SEO atingirem a marca, os mecanismos de pesquisa apresentarão seu conteúdo original na lista de resultados de uma determinada consulta. Refine e otimize até chegar o mais próximo possível do topo. Ser visto. Seja clicado.

Mas todas as palavras-chave não são criadas iguais. Dependendo de seus objetivos específicos, você precisa ser muito preciso e específico para ser entregue às pessoas certas no momento certo. Isso é Marketing 101.

Insira a intenção de pesquisa para palavras-chave.

Palavras, palavras, palavras

Mas primeiro, uma rápida atualização de palavras-chave.

As palavras-chave vêm em muitas formas e tamanhos diferentes: palavra única, muitas palavras, frase simples, frase completa e assim por diante.

Há um mundo de diferença entre procurar uma única palavra – 'cachorro' ou 'férias' – e uma série de palavras ou frases – 'melhores parques para cães em Toronto' ou 'férias baratas de inverno jamaica fevereiro'.

A curva de palavras-chave

Podemos pensar em palavras-chave em três categorias:

  1. Cabeça: muito ampla e normalmente apenas 1-2 palavras
  2. Meio: às vezes chamado de meio robusto
  3. Cauda longa: muito específico e geralmente 4-8 palavras de comprimento

Como você pode ver no gráfico, as palavras-chave principais representam cerca de 20% das consultas, enquanto as palavras-chave do meio representam pouco mais de 10%.

Mas são as palavras-chave de cauda longa que compõem 70% de todas as consultas mensais. Não é o comprimento que os define, mas o volume e a especificidade da pesquisa.

Palavras-chave principais como 'cachorro' são atraentes porque obtêm volumes de pesquisa muito altos. Mas isso significa que a competição para ranquear é acirrada e você não sabe realmente o que o pesquisador está procurando. Eles são muito vagos.

As palavras-chave de cauda longa , por outro lado, têm uma demanda muito menor, mas isso significa que você tem uma grande chance de ranquear para elas. Além disso, você sabe exatamente o que o tráfego quer. Algo como 'melhores parques para cães em Toronto' deixa pouco a ser interpretado.  

Pegue a cauda

Dito de outra forma, as 10.000 principais palavras-chave representam apenas 18,5% do tráfego total de pesquisa. Mesmo se você conquistasse todos eles – o que levaria muito tempo, dinheiro e esforço por causa da concorrência – você estaria deixando 71,5% do tráfego disponível na mesa.

Isso faz sentido? Trabalhar muito a um custo extra por um longo período de tempo para pegar o pedaço menor do bolo? Absolutamente não.

Essas palavras-chave de cauda longa com o menor volume de pesquisa individual? Eles podem somar rapidamente, e metade de todas as consultas de pesquisa são quatro palavras ou mais (ou seja, cauda longa). Eles são mais fáceis, mais baratos e mais rápidos. Isso significa mais cliques, mais tráfego…

E mais conversões se você souber o que está fazendo.   

Pesquisa geral de palavras-chave

Encontrar as palavras-chave para o alvo é feito através de pesquisa de palavras-chave , uma pedra angular da atividade online e estratégia de SEO . Se você cria conteúdo que deseja que as pessoas vejam, deve pesquisar e otimizar as palavras-chave apropriadas.

A maioria começa com um punhado de palavras- chave iniciais . Essas são as principais palavras-chave que se relacionam diretamente com sua marca, setor, produtos ou nicho. Crie uma lista.

Se o seu site já existe há algum tempo, você provavelmente já está ranqueando para algumas palavras-chave. Vá até o Google Search Console e confira Search Analytics no menu do lado esquerdo.

Identifique as palavras-chave para as quais sua concorrência está classificando com uma ferramenta como Site Explorer ou BuzzSumo . Você pode construir, expandir e melhorá-los.

Observe as palavras usadas pelos visitantes e clientes em seu site. Veja comentários e dados de pesquisa no site – disponíveis no Analytics em Comportamento > Pesquisa no site > Termos de pesquisa – para coletar ainda mais sementes.

Com algumas palavras-chave iniciais para trabalhar, você pode começar a pesquisar e explorar as opções de cauda longa.

O Google pode fornecer alguns bons. Insira suas palavras-chave iniciais e preste atenção a) às sugestões de preenchimento automático eb) à lista 'Pesquisas relacionadas a' na parte inferior da página. Estas são listas inestimáveis ​​do que as pessoas estão realmente procurando regularmente.

For example, with the seed keyword ‘vacations’, Google has several long-tail suggestions in the autocomplete dropdown menu:


Likewise in the ‘Searches related to vacations’ list at the bottom:

Free, cheap, and easy.

Another method is to enter your seed keywords into a dedicated research tool. These include:

Some are paid services, some are free, but all will instantly deliver a long and varied list of relevant long-tail keywords to consider.

These same tools can also provide data on keyword difficulty, search volume, those already ranking on the first page, the cost-per-click, and much more.

Choose wisely.

Be aware of SERP Features like knowledge cards and featured snippets that eliminate the need to click. Those are probably keywords best avoided.

And remember that a “decent” search volume depends on what you’re going to do with it, and where it fits into your sales funnel:

  • The Awareness Stage? Aim for 10,000+ searches/month
  • The Consideration Stage? 1000+ searches/month
  • The Decision Stage? Look for 300+ searches/month

For maximum impact, you’ve got to map your content to the buyer’s journey. And that includes keywords, too.

The right long-tail keyword – even one with only a few hundred searches each month – will deliver highly relevant traffic.

But if you want to increase actual conversions on your site, you’ve also got to consider search intent.

What is the searcher hoping to do or find?

Search Intent for Keywords

Consider your own search engine usage. Sometimes you’re on a fact-finding mission, sometimes you’re looking for answers, sometimes you’re hoping to make a purchase that fits a need or want you have right then and there.

That’s intent. And just like keywords themselves, it comes in different flavors.

We use the internet for virtually everything, and a search query does not automatically indicate someone is ready to buy.

But it could.

That’s where intent becomes key. If you can identify those search queries that demonstrate someone is looking to buy, subscribe, call, contact, or whatever else, you’re that much closer to sealing the deal.

Remember: the right message to the right person at the right time.

The Search Intent Matrix

When dealing with search intent, there are 3-4 categories to consider:

  1. Transactional
  2. Informational/Investigational
  3. Navigational

You might also see these represented by the catchier Do – Know – Go.

Either way, they’re the three main groups under which search intent can be segmented.

Navigational searches – as the name suggests – reflect the desire to find and go to a particular website or topic page. They want to ‘go’.

Informational or investigational searches demonstrate a desire to uncover additional details on something. To answer a specific question. To ‘know’.

Finally, transactional searches typically highlight a desire to buy, get, subscribe, reserve, or ‘do’ something.

These intent in search groups correspond quite nicely to the three main stages of the sales funnel: Navigational to Awareness, Informational to Consideration, and Transactional to Decision.

Customize your content – both type and topic – to match the level and intent.

Those indicating navigational and/or informational intent need infographics, blog posts, videos, podcasts, how-tos, webinars, and case studies.

Transactional intent searchers are ready to pull the trigger. Give them that last little nudge with endorsements, testimonials, and demos. Convince and convert.

Deep vs. Shallow Intent

If you look at the graphic above, you’ll see that Moz further segmented into what they labeled ‘Web’ and ‘Intelligent Personal Assistant’ (think Siri or the Google Assistant).

Others refer to this as deep and shallow intent.

Shallow informational intent, for example, is a question that Siri or Assistant will likely answer without the searcher having to read anything. Targeting shallow intent long-tail keywords is largely a waste of time.

Deep intent, on the other hand, requires the searcher to click a link, and either read, watch, or listen to something. That’s your content.

Go after deep intent. Target all three categories to provide adequate content for all stages of your funnel.

Intent Doesn’t Pay the Rent

Ultimately, though, you need to target and rank well for deep intent transactional keywords. You need searchers to buy. To spend real dollars.

Navigational intent searchers often rely on brand names and/or head keywords like ‘vacations’, ‘jeans’, or ‘financial planning’.

Informational intent is usually indicated via the 5Ws – who, what, where, when, why – combined with brand names or head keywords.

But transactional intent – which indicates they’re ready to do something – can present itself in a lot of different ways. Transactional intent can most readily lead to conversions, which means more money in your pocket.  

Generate a list of transactional indicator words and combine them with your seed and long-tail keywords. Examples include ‘buy’, ‘coupon’, ‘cheap’, ‘best’, ‘discount’, ‘free shipping’, ‘deal’, ‘reviews’, ‘top’, ‘compare’, and so on. Specific product names are good transactional indicators, too.

Obviously ‘buy’ is the golden goose, but the others can be almost as worthwhile.

If you target and rank for several transactional long-tail keyword phrases, the amount of nurturing you need to do is minimal. They’re ready to buy. Now.

You might also consider branded keyword phrases if you sell an alternative.

To come up with even more keywords to target, try this: type your transactional indicator + keywords + letter of the alphabet into the Google search bar, and the search engine will provide additional ideas via autocomplete. Start with ‘a’ and work your way through.

So ‘buy vacations b” gives us:

While ‘buy vacations c’ provides:

All the way to ‘buy vacations z’.

Another quick trick for finding strong transactional keyword phrases is to use a research tool and check the average cost-per-click. The higher it is, the better it suggests commercial intent. If others are willing to spend on it, it must have an excellent return-on-investment.   

Keywords matter. Find long-tail keywords relevant to every stage of your sales funnel. Create high-quality content that targets them to generate organic traffic. Never, ever resort to keyword stuffing.  

Optimize your site and keyword placement on the page – such as title, meta-description, first 100 words or so, subheadings (at least one H1 tag), your URL address, and image attributes – but only if appropriate and organic.

Concentre-se mais em palavras-chave de cauda longa de intenção transacional de alta conversão para colocar produtos nos carrinhos – e dólares nos bolsos.

A intenção desempenha um papel na sua estratégia de palavras-chave? Compartilhe nos comentários abaixo:

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