20 perguntas que você deve fazer antes de contratar uma agência de SEO

20 perguntas que você deve fazer antes de contratar uma agência de SEO
20 perguntas que você deve fazer antes de contratar uma agência de SEO

 É hora de jogar “20 perguntas!” Bem, não exatamente. Não vou fazer você adivinhar repetidamente até descobrir em que objeto estou pensando. Em vez disso, vou apresentar vinte perguntas cruciais que você deve fazer a potenciais agências de SEO antes de contratar uma para trabalhar em seu site.

Existem muitos golpistas e falsificadores por aí, então espero que você ache esta lista útil quando se trata de escolher a melhor agência para o seu trabalho.

1.       Qual é a sua filosofia de SEO?

SEO não é uma abordagem “tamanho único”, o que significa que diferentes agências irão lidar com seu projeto de promoção do site de maneiras diferentes. Você pode encontrar uma empresa que se concentra principalmente na construção de links (como a Single Grain ) e outra que se baseia mais no marketing de conteúdo. Existem muitas maneiras diferentes de obter bons resultados de SEO, mas sua agência escolhida deve ser capaz de defender seus métodos e por que sua abordagem é a correta para suas necessidades.

2.       Há quanto tempo você usa esses métodos?

Como o SEO muda com tanta frequência, é mais importante que você encontre uma agência que esteja usando um método com sucesso por um período de tempo do que contratar automaticamente a empresa que está no mercado há mais tempo.

3.       Você usa métodos de chapéu preto?

Realmente, a única resposta que você quer ouvir quando faz essa pergunta é “absolutamente não”. Black hat SEO refere-se a práticas que são explicitamente proibidas pelas Diretrizes para webmasters do Google e, embora usá-las possa fornecer um impulso temporário nas classificações de pesquisa natural, elas provavelmente resultarão em penalidades a longo prazo. Não importa como você veja o impulso inicial que os métodos black hat podem fornecer, eles nunca valem a pena quando o Google penaliza seu site!

4.       Qual é o tamanho da sua organização?

Ao contrário da pergunta anterior, a resposta ideal para esta não é tão simples. Organizações menores provavelmente serão capazes de fornecer um serviço mais personalizado, enquanto as maiores empresas de SEO terão acesso a uma base mais ampla de habilidades e conhecimentos. Cabe a você reconhecer as vantagens de cada opção e escolher a situação que mais se adequa às necessidades exclusivas de sua empresa.

5.       Como as contas são tratadas internamente?

Na Single Grain, nos orgulhamos de nunca transferir clientes para gerentes de contas de nível médio. Todos os nossos clientes têm acesso direto a mim e ao meu parceiro de negócios, AJ – bem como a uma equipe dedicada de 2 a 3 analistas especialistas em SEO.

Descobrimos que nossos clientes apreciam essa atenção personalizada, mas, infelizmente, é a exceção e não a regra no setor de SEO. Antes de assinar na linha pontilhada, certifique-se de entender exatamente com quem você trabalhará e como o provedor escolhido o ajudará a receber atualizações sobre o status de sua campanha.

6.       Você terceiriza algum trabalho de SEO?

Algumas agências assumem tantos projetos que não conseguem dar a atenção que merecem. Com isso, essas agências podem decidir delegar tarefas a trabalhadores terceirizados, que raramente possuem o nível de conhecimento necessário para prestar o tipo de serviço garantido pela agência escolhida. Mantenha seu site seguro, optando por trabalhar apenas com as agências que se recusam a terceirizar tarefas para trabalhadores potencialmente não confiáveis ​​e não qualificados.

7.       Quais são seus pontos fortes como agência?

Como agência, a Single Grain faz um bom link building. E embora tenhamos usado essas habilidades para ajudar muitas empresas a maximizar sua exposição natural na pesquisa, também não somos as pessoas com quem você deseja conversar se estiver procurando alguém que possa executar campanhas de SEO e PPC simultaneamente.

Realmente, toda empresa deve saber quais são seus pontos fortes e quando um projeto não é o ideal. Pessoalmente, eu desconfiaria muito de qualquer agência dizendo que eles podem “fazer tudo” (a menos que você esteja lidando com uma grande empresa com vários departamentos bem conceituados).

8.       Com que tipos de clientes você prefere trabalhar?

Da mesma forma, uma boa agência de SEO deve ter uma noção do tipo de cliente que é mais adequada para ajudar. Não há nada de errado em reconhecer que uma agência de SEO provavelmente não terá todas as experiências necessárias para atender pequenas, médias e grandes empresas em uma ampla variedade de setores. Como cliente, no entanto, você não deve se contentar com uma agência de SEO que não parece se importar em atender a demografia específica da sua empresa.

9.       Você já trabalhou com empresas do meu setor antes?

Embora não haja nada que diga que uma agência de SEO não fará um bom trabalho se não tiver experiência anterior em seu setor, ver esse tipo de histórico no currículo de uma agência certamente é uma vantagem. Diferentes setores têm peculiaridades diferentes, então você pode descobrir que uma agência com experiência anterior em seu campo é capaz de começar a trabalhar mais rápido do que seu concorrente inexperiente.

10.   Como você mede o sucesso da campanha de SEO?

No final das contas, o sucesso da campanha de SEO não deve ser medido apenas pela quantidade de novos visitantes do site recebidos ou pelo número de rankings de SERPs alcançados. O verdadeiro sucesso vem de um aumento na taxa de conversão do seu site (seja medido em compradores, assinantes ou novos seguidores). Qualquer agência de SEO que não reconheça esse fato básico provavelmente não possui as habilidades necessárias para garantir um ROI positivo em seu investimento em marketing.

11.   Qual foi o seu maior sucesso?

As agências de SEO adoram falar sobre seus home runs, portanto, certifique-se de perguntar sobre seus sucessos e se os resultados dessas vitórias de campanha provavelmente se traduzirão em suas próprias campanhas promocionais.

(Ao mesmo tempo, porém, reconheça que algumas agências podem ser obrigadas por acordos de confidencialidade a não divulgar suas afiliações anteriores. Nesses casos, uma agência que insinua vitórias maiores sobre as quais não pode necessariamente falar não deve ser considerada um vermelho bandeira!)

12.   Qual foi o seu maior fracasso?

Mas enquanto as agências de SEO gostam de falar sobre os sucessos que tiveram, falar sobre fracassos nem sempre é tão fácil.

O que você quer ouvir quando faz essa pergunta é uma resposta sincera sobre projetos que não saíram conforme o planejado, bem como quais fatores contribuíram para essas falhas. Uma boa agência de SEO não terá muitas falhas se for boa em qualificar seus clientes (o que, como discutido acima, é outra marca registrada de uma excelente agência), mas coisas como mudanças de algoritmo podem ocorrer e podem levar um projeto para fora dos trilhos .

13.   Você já lidou com projetos de recuperação do Panda/Pinguim antes?

Perguntar como uma agência de SEO rolou com as mudanças de algoritmo é um indicador importante de seu nível geral de conhecimento. As boas agências sabem que as atualizações ocorrem o tempo todo, por isso adotam uma postura proativa na investigação de novos problemas e na aplicação das mudanças nas melhores práticas.

É por isso que, quando você vê uma agência que demonstrou sucesso em ajudar os clientes a se recuperarem do impacto negativo das mudanças de algoritmo, você saberá que está em boas mãos.

14.   Como você se mantém atualizado sobre as mudanças de SEO?

Como proprietário de uma agência de SEO, estou constantemente participando de conferências, assistindo a webinars e lendo artigos do setor. Eu sei a rapidez com que o setor pode mudar e sei como é importante manter-se atualizado sobre os problemas que podem afetar meus clientes atuais e futuros.

Surpreendentemente, porém, você ainda encontrará agências por aí que se apegam a práticas de SEO desatualizadas. Uma maneira de descobrir essas informações – e ter certeza de que essas táticas não são aplicadas inadvertidamente ao seu site – é perguntar como as agências em potencial realizam essa importante educação continuada.

15.   Você está trabalhando com algum dos meus concorrentes?

Boas agências de SEO devem ser capazes de informar antecipadamente se estão trabalhando com algum de seus concorrentes diretos. Se esse for o caso, cabe a você determinar se está confortável com tal acordo ou se as preocupações com possíveis quebras de confiança devem levá-lo a procurar uma agência diferente.

16.   Como precificar suas campanhas de SEO?

Obviamente, todas as agências de SEO irão precificar seus serviços de forma diferente, embora você encontre alguns arranjos comuns. Os contratos de retenção (nos quais os clientes pagam uma taxa fixa a cada mês) são bastante populares, assim como as taxas definidas para ações específicas de SEO ou uma auditoria geral do site.

E embora essa seja provavelmente uma das primeiras perguntas que você fará (afinal, não há motivo para buscar mais perguntas para agências que estão bem fora da sua faixa de preço), certifique-se de entender exatamente o que está recebendo para o seu dinheiro. Comparar cotações de agências de SEO não é algo do tipo “maçãs com maçãs”, portanto, certifique-se de esclarecer os termos de cada proposta antes de tomar sua decisão.

17.   Como posso economizar dinheiro?

Se você estiver realmente com pouco dinheiro para sua campanha de SEO, pergunte se suas agências em potencial estão dispostas a trabalhar com você em diferentes maneiras de economizar dinheiro. Alguns podem estar dispostos a treiná-lo em tarefas de SEO que você concluirá sozinho, enquanto outros não terão nenhum tipo de flexibilidade em relação aos preços. Novamente, não há abordagem certa ou errada, mas negociar dessa maneira pode ajudar a tornar suas futuras campanhas de SEO mais acessíveis.

18.   Com que frequência entraremos em contato?

A última coisa que você quer fazer é estabelecer um novo contrato de SEO, apenas para que seu gerente de conta fique completamente fora de contato. Em vez disso, determine exatamente com que frequência você receberá atualizações de status do seu projeto e quais canais de comunicação estarão abertos para suas perguntas antes de escolher uma agência para sua campanha de SEO.

19.   Você pode fornecer referências?

Depois de reduzir sua lista de agências de SEO em potencial para algumas opções, peça aos seus finalistas que forneçam referências a clientes satisfeitos – e, em seguida, entre em contato com eles. Use essas referências para informar sua decisão final, mas não para tomá-la exclusivamente, pois pode ser muito fácil para as agências configurar clientes falsos para fornecer avaliações brilhantes, mas imerecidas.

20.   O que acontece se eu não estiver satisfeito?

Por fim, seja especialmente cauteloso com quaisquer agências de SEO que prometem classificações de pesquisa naturais específicas dentro de uma janela de tempo definida. A menos que você esteja segmentando algumas das palavras-chave menos competitivas do planeta, isso é completamente impossível de garantir – especialmente quando você considera o número de alterações de algoritmo que os mecanismos lançam todos os anos.

Em vez disso, procure uma agência que tenha um plano para lidar com clientes insatisfeitos. Às vezes, as coisas simplesmente não funcionam, e ter um plano definido para o recurso deve ajudar bastante a aliviar suas taxas sobre investir em algo tão grande quanto uma campanha de SEO.

No final do dia, sua escolha de uma agência de SEO provavelmente se resumirá a vários fatores diferentes, desde o preço à reputação do setor até as especificidades de cada proposta entregue a você. Considere-os com cuidado, mas não tenha medo de dar o salto, pois investir no SEO da sua empresa pode ser uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer para promover o crescimento a longo prazo

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