Como criar uma estratégia de SEO para 2022

 

Como criar uma estratégia de SEO para 2022
Como criar uma estratégia de SEO para 2022

O que é uma estratégia de SEO? Como você cria um? E por que é tão importante para as empresas modernas?

Se você tem essas dúvidas, não se preocupe. Neste post, falaremos sobre como criar uma estratégia de SEO eficaz para 2022. Porque se você deseja melhores classificações orgânicas do Google para o seu site, sua estratégia de marketing de SEO é crucial.

No entanto, como na maioria das táticas de marketing digital, a otimização de mecanismos de pesquisa está sempre mudando. O que funcionou há apenas alguns anos (ou mesmo meses) não necessariamente funcionará mais.

Portanto, se você deseja tráfego gratuito e relevante que se transforme em mais receita para o seu negócio, continue lendo.

Neste post você vai aprender:

  • O que é uma estratégia de SEO?
  • Quais são os benefícios de uma estratégia de SEO?
  • 3 áreas para focar em SEO
  • 5 Passos para Criar uma Estratégia de SEO Sólida
  • 3 ferramentas de SEO para implementar

Sem mais delongas, vamos começar.

O que é uma estratégia de SEO?

Uma estratégia de SEO é o roteiro e as etapas específicas a serem seguidas ao melhorar sua classificação orgânica em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.

Em outras palavras, é o processo que você implementa para obter mais tráfego orgânico, em vez de pagar pelo tráfego por meio de anúncios ou mensagens de mídia social.

Quais são os benefícios de uma estratégia de SEO?

Uma estratégia de SEO fornece um valor incrível para o seu negócio, como:

  • Gera Tráfego de Alta Qualidade – O maior benefício do SEO é atrair tráfego altamente relevante para sua marca. 60% dos profissionais de marketing dizem que o conteúdo orgânico de entrada fornece os leads de melhor qualidade. Com a segmentação hiperespecífica, você pode garantir que apenas as pessoas que realmente precisam de sua ajuda encontrem seu conteúdo.
  • Cria confiança – A classificação na primeira página do Google é um grande indicador de confiança. Ele comunica que sua marca é profissional, experiente e útil para as pessoas que pesquisam essas palavras-chave. Você não pode pagar pelos principais pontos orgânicos no Google, então o SEO dá muito mais credibilidade do que um anúncio do Google.
  • Fornece ROI Impressionante – Parece quase contra-intuitivo que o SEO tenha um ROI maior do que os anúncios pagos. No entanto, 94% dos cliques são em rankings orgânicos, com apenas 6% indo para anúncios. Isso significa que os esforços de classificação orgânica geram mais tráfego (e, portanto, conversões em potencial) para um excelente ROI.
  • Oferece visibilidade 24 horas por dia , 7 dias por semana – Uma sólida estratégia de marketing de SEO garantirá que seu site, blog e outros conteúdos funcionem para você a cada segundo do dia. O conteúdo de SEO não precisa tirar uma folga – ele comercializa sua empresa para sempre, depois de um pouco de trabalho inicial.
  • Contribui para outras estratégias de marketing – Mesmo que você invista em PPC, seus concorrentes também o farão. Então, na hora de tomar sua decisão, é mais provável que seu mercado-alvo vá com a marca com resultados orgânicos e pagos, pois implica mais relevância para suas necessidades.

3 áreas para focar em SEO

SEO é uma vasta coleção de táticas e estratégias. Na verdade, quase ninguém é especialista em todas as áreas de SEO. E você não deve tentar ser. Mas, existem 3 áreas principais que compõem a maior parte de qualquer ótima estratégia de marketing de SEO:

SEO na página

SEO na página é o processo de otimizar o conteúdo do seu site para melhorar os rankings e o tráfego. Três aspectos importantes do SEO na página são:

  • Palavras -chave – Usar as palavras-chave e frases corretas em seu conteúdo que seu mercado-alvo está usando, como “restaurantes perto de mim” ou “serviços de marketing de SEO”.
  • Tags – Tags de título e títulos (H1, H2, etc.) devem incluir sua palavra-chave principal e variações dela.
  • Links – Links para páginas internas (no domínio do seu site) e páginas externas ajudam a aumentar os rankings e a capacidade de pesquisa.

SEO fora da página

O SEO fora da página envolve atividades fora do seu site real que contribuem para os rankings orgânicos. Isso inclui:

  • Promoção – marketing de mídia social, podcasts e outras estratégias para aumentar o reconhecimento geral da marca.
  • Backlinks – Obtendo links para seu site de outros sites/domínios, que atuam como um “voto de confiança” no algoritmo de classificação de SEO do Google.

SEO técnico

SEO técnico é o processo de tornar a infraestrutura do seu site mais amigável para SEO, como:

  • Sitemaps – Enviar um sitemap para o Google, que informa ao mecanismo de pesquisa sobre o que é seu site e como ele está estruturado.
  • Navegação – Garantir que cada página do seu site esteja vinculada a outra página do seu site, para fornecer navegação por pessoas e bots de pesquisa.
  • Velocidade da página – Quanto mais rápido seu site carregar e operar, melhores serão seus rankings.

Se você se concentrar nessas 3 áreas acima, poderá obter resultados de SEO mais rápidos e eficazes. No entanto, você ainda precisa de um plano de jogo para aplicar esses conceitos. Vamos falar sobre como criar sua estratégia de SEO de verdade:

5 passos para criar uma estratégia de SEO sólida

Siga estas etapas para criar uma poderosa estratégia de SEO para 2022 do zero:

1. Fonte de suas palavras-chave

Uma das melhores maneiras de iniciar sua pesquisa de palavras-chave é indo direto para o Google e digitando sua palavra-chave. Observe o menu suspenso de palavras-chave relacionadas que aparecem conforme você digita.

Este é o Google Suggest, e é uma excelente maneira de encontrar palavras-chave com demanda comprovada que o Google sabe que as pessoas estão procurando.

Essas palavras-chave sugeridas também tendem a ser de cauda longa (“reparos de máquinas de café expresso”) versus cauda curta (“espresso”), tornando-as mais fáceis de classificar.

2. Espie a primeira página

Faça uma análise competitiva manual da sua palavra-chave. Que tipo de site e, igualmente importante, que tipo de conteúdo está classificado para sua palavra-chave? Os 3 principais resultados são listas, galerias de imagens, postagens de blog ou outra coisa?

É melhor imitar o tipo de conteúdo que você vê nas primeiras posições do ranking, enquanto o aprimora. Falando nisso:

3. Escreva seu conteúdo

Agora você sabe quais palavras-chave você está buscando e para qual tipo de conteúdo você deseja classificar. Por exemplo, digamos que você queira classificar “como fazer um café expresso” e os principais resultados incluem uma lista passo a passo.

Para concorrer, você também deve escrever uma lista usando a palavra-chave “como fazer um expresso” e palavras-chave relacionadas como “espuma de café expresso” e “tipos de grãos de café expresso” – em outras palavras, adicionar mais conteúdo à sua página que agregue valor ao pesquisador. Não será supérfluo consultar especialistas em redação de conteúdo como Ivory Research .

Mais palavras-chave relacionadas significam mais oportunidades de serem encontradas, mesmo que não estejam usando sua palavra-chave principal.

4. Otimize o SEO na página e o uso de palavras-chave

É uma boa prática incluir sua palavra-chave principal uma vez a cada 100 palavras. Portanto, em uma postagem de blog de 1.000 palavras, você deseja usá-la cerca de 10 vezes.

Além disso, coloque sua palavra-chave primária em posições importantes, como a tag de título, a tag H1 e outros títulos, bem como as primeiras 100 e as últimas 100 palavras do seu artigo.

E certifique-se de adicionar imagens com títulos baseados em palavras-chave (“espresso.jpg”) e descrições Alt (“Barista fazendo um espresso.”).

5. Crie links

Ter o melhor SEO no site não fará muito bem sem backlinks.

Se os 100 melhores sites do mundo estiverem vinculados a uma página sobre “espresso”, mas essa página tiver apenas uma otimização média de SEO no site, ela ainda superará sua página de SEO 100% perfeita no site com apenas 2 backlinks de baixa qualidade locais.

E a maneira mais comprovada de obter ótimos backlinks é antiquada: divulgação fria. Envie e-mails personalizados para todos os sites, influenciadores ou blogs relevantes que você possa imaginar e peça um backlink.

Os backlinks podem vir na forma de guest posts, criando um recurso mais valioso (para que eles sejam vinculados à sua página em vez de outra) ou até mesmo encontrando menções à sua marca que ainda não possuem um backlink.

E aí está. Os 5 passos acima irão colocá-lo no caminho mais rápido para melhorar sua presença geral e tráfego orgânico. Mas nenhum profissional vai trabalhar sem as ferramentas certas:

3 ferramentas de SEO para implementar

Existe uma noção no mundo do marketing de SEO: “SEO não é difícil, mas é demorado”.

Mesmo com uma sólida compreensão da estratégia e das táticas de SEO, a enorme quantidade de tempo necessária para executar as tarefas domésticas de otimização de mecanismos de pesquisa é esmagadora.

É aí que entra a importância de usar ferramentas de SEO para você ou sua equipe, economizando horas de seu tempo toda semana.

Aqui estão três ferramentas que todo empresário e profissional de marketing deve implementar para SEO:

1. Ahrefs

Ahrefs é sem dúvida a ferramenta de SEO mais popular disponível no momento. Seus extensos rastreadores de sites perdem apenas para o Google, e isso significa muito. Com o Ahrefs, você pode realizar auditorias de sites, análise de concorrentes, pesquisa de palavras-chave e análise de backlinks para otimizar sua estratégia de SEO.

2. Mailshake

Os backlinks são absolutamente essenciais para o SEO em 2022. E, como mencionamos na seção de estratégia passo a passo acima, o método mais testado e comprovado de obter backlinks de qualidade rapidamente é realizar uma divulgação de e-mail frio.

O Mailshake é uma ótima ferramenta de divulgação que permite enviar e-mails frios, mas personalizados em grande escala. Você pode reutilizar modelos e respostas enquanto insere informações personalizadas para cada cliente em potencial.

3. SEMRush

O SEMRush é outra ferramenta de SEO completa semelhante ao Ahrefs. Ele também fornece pesquisa aprofundada de palavras-chave, perfis de backlinks, auditorias de sites e classificações para determinar a dificuldade de classificação de palavras-chave específicas. Aqui está uma revisão da SEMrush para você conferir.

Ao usar essas ferramentas acima, você pode obter classificações orgânicas mais altas em uma fração do tempo que levaria para fazer isso manualmente. E isso significa que você pode se concentrar na estratégia de marketing de SEO de nível superior, que é mais importante.

Vale a pena notar que nenhuma dessas três ferramentas pode rastrear classificações no Bing. O Ahrefs rastreia apenas as posições do Google e o Semrush rastreia apenas o Google ou o Baidu. Se o desempenho do Bing representar uma parte importante de sua estratégia para 2022, considere também adquirir um rastreador de classificação do Bing separado, como Nightwatch.

Conclusão

Agora você sabe como construir uma estratégia de SEO para 2022. Mas conhecer os passos é apenas o começo. Executar uma estratégia de marketing de SEO exige muito trabalho, paciência e avaliação de seus resultados.

Quanto mais cedo você começar a preparar o cenário para melhores classificações orgânicas, melhor. Dessa forma, sua empresa pode desfrutar de visitantes e clientes fiéis e interessados, sem depender de anúncios pagos ou boca a boca.

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