Como construir seguidores semelhantes a um culto

Como construir seguidores semelhantes a um culto
Como construir seguidores semelhantes a um culto

Poucas empresas – se houver – precisam de milhões de clientes para se sair bem. Claro, se você quiser se juntar às fileiras dos mais ricos do mundo , você precisa pensar grande. Realmente grande. Mas se você está feliz com uma renda estável e um crescimento gerenciável, tudo o que você realmente precisa é de seguidores pequenos, mas dedicados, semelhantes a um culto.

“Para ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões. Você não precisa de milhões de dólares ou milhões de clientes, milhões de clientes ou milhões de fãs. Para ganhar a vida como artesão, fotógrafo, músico, designer, autor, animador, criador de aplicativos, empresário ou inventor, você precisa apenas de milhares de verdadeiros fãs.” Kevin Kelly

Isso porque esses “verdadeiros fãs” são tão dedicados que compram praticamente qualquer coisa que você produz.

Para contextualizar, se você é um músico, esses são aqueles fãs que compram seu novo disco assim que ele sai e vão de carro pelo país para ver você tocar. Se você gerencia um restaurante, seus “verdadeiros fãs” são seus frequentadores regulares – as pessoas com quem você pode contar para preencher uma mesa uma vez por mês ou mais.

A mesma lógica pode ser aplicada a empresas na maioria dos setores. Vamos falar sobre o que você pode fazer se quiser começar a colher as recompensas de seus próprios seguidores de culto.

Um milhão de fãs ou clientes é uma meta assustadora – embora grandiosa. Mas você pode produzir apenas mil ou dois?

Sim você pode.

Concentre-se na construção de uma audiência

Vai ser muito difícil criar seguidores cult se você não tiver um público que você possa empurrar para esse status, e é por isso que o primeiro passo para construir esse público é construir um público .

Isso leva tempo, e uma discussão detalhada de como fazer isso exigiria um artigo próprio.

Para obter um guia mais abrangente sobre como construir um público, sugiro a leitura   do Guia Completo do Quicksprout para Construir o Público do Seu Blog .

Por enquanto, aqui está a versão curta:

  1. Crie conteúdo de blog acessível que seja fácil de comercializar e relevante para seu público-alvo.
  2. Incorpore CTAs apropriados que incentivem os leitores a se inscreverem para receber suas atualizações.
  3. Use as mídias sociais pagas para aumentar o alcance do seu conteúdo socialmente.
  4. Otimize seu conteúdo para pesquisa usando frases-chave de cauda longa .
  5. Cotações de destaque de influenciadores do setor (ou entre em contato com eles e peça novas cotações ). Entre em contato e incentive esses influenciadores a compartilhar o conteúdo resultante.
  6. Lance uma comunidade em torno de sua marca – isso pode ser em um fórum que fica em seu site ou em um grupo em uma plataforma social como Facebook ou LinkedIn.
  7. Procure pontos de guest posts em sites e blogs com públicos que complementem ou concorram com os seus.

Embora eu tenha colocado cada etapa acima em uma ordem lógica de ataque, lembre-se de que todas essas são estratégias contínuas. Não pare de usar as redes sociais pagas assim que começar a ver resultados orgânicos, ou troque a escrita do seu próprio site pela escrita de guest posts – para melhores resultados, eles precisam estar trabalhando lado a lado.

E talvez o mais importante, não se esqueça de promover seu conteúdo pelo menos tanto quanto você o cria. Idealmente, você deve apontar para uma proporção de 80:20 de promoção para criação.

“É mais inteligente encontrar outras 10.000 pessoas para consumir o que você já criou em vez de criar mais.” Derek Halpern , gatilhos sociais

Ajude as pessoas

Você não precisa estar em marketing para entender que ajudar as pessoas é uma ótima maneira de fazer amigos e, por acaso, fãs .

É por isso que sair do seu caminho para ajudar as pessoas é uma técnica quase infalível para aumentar sua base de fãs e fazer com que seus fãs existentes o amem ainda mais.

Exatamente como você faz isso depende de você. Eu mesmo adotei um ataque em duas frentes:

  1. Garanto que meu atendimento ao cliente é imbatível . Faço o possível para responder às pessoas pessoalmente e, quando posso, ligo para elas.
  2. Procuro proativamente as pessoas que acho que posso ajudar. Eu sempre estou de olho no Twitter, por exemplo, e se eu encontrar alguém fazendo perguntas que eu sei que posso responder, eu entrarei em contato com eles e tentarei ajudar.

O que você faz pode ser muito diferente (embora eu certamente diga que todos deveriam se esforçar para oferecer o melhor atendimento ao cliente possível). Se você está lutando para descobrir como pode ajudar as pessoas, pense sobre onde estão suas habilidades mais fortes e como você pode aproveitá-las de maneiras que outros acharão úteis.

Educar

Este está fortemente ligado a ajudar as pessoas. Na verdade, educar as pessoas Ã© ajudá-las, e se você conseguir identificar uma habilidade que pode passar para os outros, estará em uma posição sólida para construir seguidores semelhantes a um culto.

Há muitas maneiras de alavancar suas habilidades para educar outras pessoas.

Postagens no blog

Posts de blog, como este, são uma escolha óbvia. Infelizmente, eles não têm o toque pessoal necessário em materiais educacionais realmente bons.

Vídeos

Algo que tenho feito muito ultimamente é criar vídeos . Eles são uma das minhas formas de conteúdo favoritas por vários motivos , incluindo o quanto é mais fácil se conectar com meu público do que com uma postagem de blog ou até mesmo um podcast. Eles também são uma excelente ferramenta educacional (quem não gostava na escola quando os professores colocavam um vídeo?!).

E com uma ampla variedade de ferramentas acessíveis e fáceis de usar , nunca foi tão fácil criar vídeos espetaculares, independentemente de sua proficiência em tecnologia.

Webinars

Webinars são essencialmente seminários que acontecem online. Não há melhor maneira de educar as pessoas pela internet, especialmente em grupo, já que elas permitem que você e seus “alunos” interajam em tempo real.

Você pode ler sobre como começar a hospedar webinars aqui .

Consultoria individualizada

Isso é algo que eu faço muito de mim mesmo. Geralmente acontece por telefone, mas fico feliz em conhecer pessoas pessoalmente, se pudermos estar no lugar certo na hora certa.

Tornar-se um consultor de sucesso implica alavancar sua habilidade mais forte. Quando você souber o que é isso, comece a comercializar seu tempo como um serviço (se você cobrar ou não, depende de você – no entanto, eu recomendo oferecer seus serviços gratuitamente, pelo menos inicialmente).

Crie um funil de conteúdo personalizado e use-o para informar o conteúdo que você cria

Você provavelmente está familiarizado com um funil de vendas – o processo pelo qual um prospect passa antes de se tornar um cliente – mas você sabia que a mesma analogia pode ser aplicada ao conteúdo?

Na verdade, o conceito de “funil” pode ser aplicado a qualquer coisa que você queira que seus clientes façam. Ele simplesmente muda de acordo com o que você está tentando alcançar.

Nesse caso, estamos falando de um funil que descreve o que seu conteúdo precisa fazer para transformar um visitante em um defensor .

Então, enquanto um funil de conteúdo para impulsionar as vendas provavelmente seria algo assim…

…um funil para criar seguidores cult pode ser mais parecido com isso:

  1. Captura o tráfego
  2. Obtém os detalhes do cliente em potencial
  3. Obtém a perspectiva para continuar voltando
  4. Transforma o prospect em um defensor

Exatamente como seu funil se parece pode ser diferente do acima – não há regras definidas aqui – você só precisa criar um funil que complemente seus objetivos e descreva o processo que você precisa seguir para alcançá-los.

Crie conteúdo 10x

Conteúdo 10x foi um termo originalmente cunhado por Rand Fishkin , em rejeição de outra frase que vem sendo divulgada na indústria há alguns anos:

“ Bom, conteúdo exclusivo. 

Rand estava rejeitando a ideia de que “conteúdo bom e exclusivo” marcava o limite em termos do que os criadores de conteúdo deveriam almejar.

“Conteúdo bom e exclusivo” define o nível muito baixo. Isso implica que, se o seu conteúdo não for realmente “ruim” e não tiver sido retirado diretamente de outro lugar na web, isso é suficiente. Claro, isso raramente é o caso.

Agora há tanto conteúdo “bom” por aí que “bom” é o novo normal.

Para se destacar – para criar conteúdo que transforme os clientes em defensores e ajude você a construir seguidores semelhantes a um culto – você precisa mirar muito mais alto.

10x maior, para ser mais preciso.

Para criar conteúdo 10x, primeiro você precisa descobrir onde a barra está definida no momento. Para fazer isso, pesquise no Google ou no BuzzSumo o tópico sobre o qual você deseja escrever e dê uma boa olhada nos 10 principais resultados. Em seguida, faça a si mesmo perguntas que o ajudarão a estabelecer como você pode criar algo semelhante, mas muito, muito melhor.

Rand sugere começar com:

  • Que perguntas estão sendo feitas e respondidas?
  • Como é a experiência do usuário nas páginas de classificação?
  • Quão detalhado é o conteúdo? Qual detalhe está faltando?
  • Os recursos visuais estão sendo usados?
  • Quão boa (ou não) é a qualidade da escrita?
  • Quais dados estão sendo usados?

Se você puder criar conteúdo que faça todas as coisas que o conteúdo atualmente classificado faz, apenas expandido e aprimorado, você estará criando o tipo de conteúdo que ajuda a construir seguidores semelhantes a um culto.

Dê ao seu público o que eles querem

Não é preciso ser um gênio para descobrir que fornecer ao seu público o conteúdo que eles realmente desejam faz uma grande diferença ao criar seguidores semelhantes a um culto.

“Independentemente dos objetivos de negócios para o seu conteúdo em 2017, os especialistas em conteúdo durante uma mesa redonda B2C no Content Marketing World identificaram um objetivo abrangente que deve informar cada parte do conteúdo – deve ser centrado em seu público. Quer você se esforce para aumentar leads ou reter clientes, seu conteúdo precisa dar ao público o que ele deseja.” Andrea Fryrear , AgileSherpas , escrevendo para CMI

Escolhemos se devemos clicar e consumir conteúdo com base no assunto que nos interessa. Isso significa que você não irá muito longe em atrair e manter um público se o seu conteúdo não capturar o interesse deles em primeiro lugar.

Existem muitos truques que você pode usar para descobrir o que seu público realmente quer. Aqui estão alguns para você começar.

Verifique seus dados de pesquisa no site

Os visitantes estão fazendo perguntas que podem ser respondidas em seu conteúdo ou digitando frases que sugerem que informações importantes estão ausentes, não são claras ou são difíceis de encontrar? Verifique seus dados de pesquisa no local para obter pistas.

Fale com sua equipe de atendimento ao cliente

Eles serão os destinatários da maior parte das perguntas de seus clientes, o que torna seus insights inestimáveis.

Verifique os comentários do seu blog

Você deveria estar fazendo isso de qualquer maneira (interagir com seus clientes é imperativo se você quiser criar seguidores semelhantes a um culto), mas os comentários não são apenas uma plataforma para se comunicar com seu público – eles também podem ser uma excelente fonte de ideias de conteúdo.

Pergunte a eles diretamente

Não há maneira mais fácil ou mais precisa de avaliar o que seus clientes desejam, mas não estão conseguindo, do que perguntar diretamente a eles .

As pesquisas pós-compra são uma ótima maneira de fazer isso, assim como as pesquisas que você envia para sua lista de e-mail.

Para aumentar as taxas de resposta, ofereça compensação pelo tempo de seus clientes.

Faça seu público se sentir especial

Você pode estar fazendo tudo certo em termos do conteúdo que você cria, mas é improvável que você seja capaz de alcançar esse “próximo nível” – defesa verdadeira ou seguidores de culto – sem tomar medidas para fazer seu público se sentir importante.

Há muitas maneiras de fazer isso. Alguns eu tenho ou falarei com mais detalhes neste artigo, mas aqui estão alguns resumidos, para você começar.

Converse com seus clientes

Envolva-os em conversas genuínas e significativas. Abandone a porcaria corporativa e converse com seus clientes de pessoa para pessoa por quaisquer canais que você abriu para comunicação: e-mail, redes sociais, mensagens instantâneas, telefone ou pessoalmente.

Notifique seus melhores seguidores sobre novos conteúdos primeiro

Faça com que seus seguidores mais engajados se sintam especiais, dando a eles a chance de visualizar seu conteúdo antes de qualquer outra pessoa. Melhor ainda, dê a eles acesso exclusivo por tempo limitado, ocultando conteúdo atrás de um paywall que somente eles podem acessar.

Peça aos seus melhores seguidores para ajudá-lo

Sugeri que a melhor maneira de estabelecer qual conteúdo seu público quer ver é perguntar a eles. Isso ainda está de pé, mas você pode dar um passo adiante pedindo a alguns de seus melhores seguidores que falem diretamente com você.

Isso pode significar por telefone, mas pode ser pessoalmente. Você pode até convidar um ou mais de seus melhores seguidores para visitá-lo em seus escritórios ou se juntar à sua equipe para uma noite ou comemoração.

Seja como for que você escolha falar com seus melhores seguidores, essa é uma tática inestimável porque consegue duas coisas:

  1. Ele ajuda a descobrir informações inestimáveis ​​que você só obterá tendo uma conversa real com seus clientes.
  2. O ato de entrar em contato com seus clientes e pedir para passar um tempo com eles faz com que eles se sintam realmente importantes (uma vitória que ainda se aplica mesmo que as coisas nunca passem de um convite).

Inclua seus clientes em seu conteúdo

Há muitos benefícios em incluir seus clientes em seu conteúdo.

  • As citações dos clientes funcionam como depoimentos. Mesmo que eles não mencionem produtos especificamente, o fato de os clientes estarem contribuindo envia sinais positivos (pesquisas mostraram que 55% dos consumidores confiam mais no conteúdo gerado pelo usuário do que em outras formas de marketing).
  • Ele incentiva seus clientes a compartilhar seu conteúdo, o que ajuda a aumentar seu alcance.
  • Ele cria conexões emocionais com seus clientes que aumentam a fidelidade.

É esse último ponto que é mais pertinente neste contexto. Quanto mais os clientes estiverem envolvidos com a sua marca, maior será a sua fidelidade. Contribuir com o seu conteúdo faz com que o cliente sinta que participou da construção de algo – neste caso, parte da sua marca. Isso naturalmente aumentará o apego deles a você.

Vamos ver alguns exemplos de como outras marcas incluíram clientes em seu conteúdo.

Starbucks

Em 2014, a Starbucks realizou um concurso que chamou de “Concurso da Copa Branca”. Ele foi projetado para promover o lançamento de uma variedade de xícaras de café reutilizáveis ​​de US $ 1 e a ideia era simples: os clientes foram convidados a rabiscar designs no icônico copo branco da Starbucks e enviar a entrada através das mídias sociais usando a hashtag #WhiteCupContest.

No espaço de três semanas, mais de 4.000 clientes enviaram projetos. Embora seja o proprietário do design vencedor (foto abaixo) que provavelmente veria sua lealdade à marca aumentar mais significativamente, o ato de ilustrar a taça e se envolver na empolgação em torno do concurso nas mídias sociais, sem dúvida, teve um efeito em todos os participantes ' afiliação e lealdade à marca Starbucks.

Coca

Sempre achei a campanha “Compartilhe uma Coca” da Coca Cola super inteligente. Isso atraiu os clientes inconscientemente para a campanha, simplesmente porque se você visse uma garrafa de Coca-Cola com seu nome nela, por que você não escolheria aquela em vez das outras na prateleira?

A campanha também pedia aos clientes que compartilhassem fotos de si mesmos com “suas” garrafas de coca-cola nas redes sociais. Qualquer um que fizesse isso provavelmente sentiria ainda mais o impacto da campanha liderada pelo cliente; no entanto, certamente não era necessário que os clientes desse o próximo passo para que a campanha influenciasse seus sentimentos em relação à marca.

Caminhada no campo

Para comemorar quase 30 anos de publicação, a Country Walking lançou a hashtag #walk1000miles e incentivou os leitores a compartilhar histórias, fotos e dicas entre si.

A campanha levou a prêmios do setor, mais de quatro milhões de interações , £ 23.000 em receita e uma comunidade com mais de 28.000 pessoas.

Caso você não tenha notado, há um tema em execução ao longo desses exemplos que você pode seguir a risca se quiser fazer algo semelhante.

  1. Peça aos clientes que interajam com seu produto de alguma forma.
  2. Peça aos clientes para fotografar (ou filmar) sua interação com seu produto.
  3. Peça aos clientes que compartilhem sua foto ou vídeo nas mídias sociais usando uma hashtag específica da campanha de sua escolha.

Alavanque sua equipe de vendas e suporte

Peça a eles que apoiem seu marketing, aproveitando ao máximo suas posições e compartilhando seu conteúdo quando interagem com os clientes.

Aloque-lhes o tempo para se familiarizarem com o seu conteúdo existente e dê-lhes tempo para ler o novo conteúdo à medida que é publicado. Para que essa tática funcione, é fundamental que sua equipe conheça seu conteúdo de dentro para fora.

Assim que eles souberem o que está disponível, faça com que compartilhem os conteúdos apropriados com seus clientes. Digamos que alguém ligou e perguntou como usar um recurso que você acabou de adicionar. Sua pessoa de vendas ou suporte deve ajudá-los como normalmente faria e responder às perguntas da maneira mais completa possível. Eles então vão além compartilhando conteúdo que consolida a assistência que acabaram de receber.

Essa estratégia é ótima por dois motivos: primeiro, ela dá mais atenção ao seu conteúdo e, segundo, o esforço extra que sua equipe está colocando no atendimento ao cliente ajuda a criar defensores.

Encontre (e envie) seu USP

O que te faz especial? Por que as pessoas deveriam se importar com o que você faz? Você não vai necessariamente construir seguidores cult porque você é melhor nisso do que qualquer outra pessoa, mas porque você empurrou isso como sua proposta de venda exclusiva (USP) mais do que qualquer outra pessoa.

Tome Bebidas Inocentes. Sua USP é a qualidade do produto e os ingredientes 100% naturais e saudáveis .

A Innocent Drinks é a única empresa que produz smoothies 100% naturais de frutas? Eu duvido. Mas a empresa fez um trabalho tão bom em promover isso como sua USP que a Innocent Drinks se tornou sinônimo desse tipo de produto.

A afiliação de seu público com esse atributo de marca muito positivo, sem dúvida, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de seguidores super fortes da marca.

Descobrir o que você faz melhor do que todos os outros e vender essa habilidade pode ajudá-lo a fazer o mesmo.

Mostrar (pelo menos um pouco)

Não seja tímido sobre seus sucessos, como você os alcançou ou por que você os merece. Tudo bem – bom até – gritar sobre suas conquistas.

Só não seja chato.

Neil Patel Ã© um ótimo exemplo de alguém que usa suas próprias conquistas para mostrar como é capaz de ajudar os outros. Essa estratégia também desempenhou um grande papel na construção dos seguidores de culto que ele claramente tem.

Quando você chega à página inicial dele , recebe uma declaração ousada baseada em suas próprias realizações.

Esta é uma tática que podemos ver em uso em outros lugares em seu site, como aqui…

… e em outros conteúdos ele cria .

Não há vergonha nisso. Isso lhe dá credibilidade, o que é fundamental para criar seguidores de culto (e ninguém pode argumentar que não funcionou para Neil).

Construir relacionamentos

Deixei este para o final, mas não é porque é o ponto menos importante que vou fazer – na verdade é um dos mais importantes.

Construir relacionamentos com os clientes é fundamental.

“Uma conexão pessoal, desenvolvida ao longo de semanas, meses ou anos, pode levar a um boca-a-boca positivo, aumento de vendas, conexões adicionais, segurança no emprego e satisfação.” Allen Duet , escrevendo para o Entrepreneur

Quanto mais tempo você gastar conversando com seus clientes, mais naturalmente eles começarão a cair no grupo de “seguidores de culto”.

É como a vida real. Quando passamos muito tempo com certas pessoas, tendemos a ficar muito mais próximos. Por que os negócios deveriam ser diferentes?

Como você decide construir relacionamentos depende de você, mas escolher uma técnica com a qual você se sinta confortável é muito importante. Se você realmente odeia falar ao telefone, provavelmente se sairá melhor tentando envolver seu público de outras maneiras.

Eu uso uma série de técnicas para construir relacionamentos. Eu não tenho vergonha de falar ao telefone, então esse é um grande problema para mim.

Minha maneira favorita de construir relacionamentos, no entanto, é através da comida.

Eu sou um grande fã de jantares e gosto de organizá-los regularmente para amigos e amigos em potencial.

Mantenho as coisas bastante casuais e escolho pratos simples que sei que posso cozinhar bem e que todos vão gostar.

Embora seja difícil dimensionar este, é realmente eficaz se houver um punhado de pessoas que você adoraria conhecer melhor.

Claro, você não precisa ir tão longe para construir relacionamentos com os clientes. Ser honesto e genuíno, tratar os clientes como pessoas reais e interagir com eles regularmente pode fazer uma grande diferença na forma como eles veem você e sua marca e quão leais são a ela.

Como construir seguidores em 2022 – novas dicas

Ser consistente

Já se sabe há algum tempo que as pessoas querem consistência, graças à pesquisa de Robert Cialdini em seu livro Influence . 

O princípio de compromisso e consistência que ele apresenta nos diz que as pessoas desejam agir de uma maneira consistente com ações e crenças anteriores.

Mas vamos sair do pódio acadêmico por um momento para colocar isso em inglês simples: seja consistente em suas mensagens .

Se você administra um blog de consultoria financeira e defende investimentos imobiliários há 5 anos, não diga de repente que o mercado de ações é um investimento melhor.

Isso confundirá seus clientes e colocará sua credibilidade em questão. As pessoas fazem negócios com você ou seguem você porque gostam do que você está fazendo.

Mantenha-se consistente com a imagem da sua marca e você poderá criar um grande número de seguidores que permanecerão leais com o passar do tempo.

Representar um Movimento

71% dos clientes querem comprar de empresas que representam seus valores. 

Isso parece óbvio. Mas não estou falando apenas de agradar na forma de declarações de missão como: “Apoiamos o crescimento contínuo de nossos clientes por meio de soluções SaaS sustentáveis ​​sem glúten”.

Quero dizer, alinhar-se com um movimento que seja congruente com seus valores pessoais e da empresa. 

Crie um produto que ajude seus clientes a reforçar seus próprios valores e auto-identidade. Se alguém se preocupa com o meio ambiente, criar um produto ecologicamente correto e de origem sustentável é uma ótima maneira de aproveitar isso.

Isso é chamado de “produto aspiracional”. O mercado está comprando pelo sentimento que lhe dá, pela identidade que lhe permite comprar. 

Sapatos biodegradáveis ​​podem não fazer alguém correr mais rápido. Mas, ao oferecer este produto, você atinge um grande objetivo que torna a construção de seguidores muito mais fácil do que vender recursos técnicos.

Concentre-se em poucos

Quando você pensa no seguinte, provavelmente está imaginando milhares ou até milhões de pessoas. Mas a realidade é que você só precisa de um punhado de seguidores leais.

Mas mesmo que você queira obter milhões de fãs ou clientes, alcançá-los um por um não é viável. Você precisa de alavancagem.

É aí que entra em jogo conhecer os “poucos importantes”. Em vez de receber um guest post em todos os sites imagináveis, por que você não identifica de 3 a 5 blogueiros que podem transformar totalmente o seu negócio?

Em vez de enviar mensagens em massa para todos os influenciadores imagináveis, tente receber uma mensagem de 2 mega influenciadores. Uma mera menção à sua marca, livro ou empresa pode criar um grande número de seguidores para você em questão de semanas.

Vender um estilo de vida

Quando digo “vender um estilo de vida” não estou falando de ser um vendedor de óleo de cobra. Não vá alugar uma Ferrari e uma mansão apenas para gravar seus vídeos de marketing.

Mas, provavelmente, há aspectos do seu estilo de vida que são únicos e interessantes. Mais pessoas do que você pensa estão interessadas na vida de um empreendedor.

Qual é a rotina matinal deles? O que eles estão lendo? Como é trabalhar onde você quiser e conviver com jogadores A+?

Você não precisa ser um viajante ou multimilionário para mostrar seu estilo de vida ao seu público. Além disso, faz você parecer mais real. 

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